O relatório anual da empresa americana Avast, especializada em segurança digital, apresenta as principais ameaças de “ataques cibernéticos” (ataques pela Internet) neste ano de 2019. No documento, os especialistas da empresa afirmam que os riscos para os usuários da rede vão continuar aumentando e a necessidade da utilização de algum tipo de proteção (notadamente o popular antivírus), deve ser prioridade para os usuários da rede mundial de computadores, sob pena de perda ou roubo de dados e senhas de sistemas.
Riscos em 2019 (II)
Para os técnicos da Avast, algumas tecnologias emergentes e equipamentos eletrônicos, que começam (ou continuam) a ficar “de uso comum” em nível mundial (e aqui no Brasil não é diferente), vão acarretar um aumento do risco de ataques de hackers. Dentre a lista destas tecnologias e produtos, apresentadas pela empresa americana no relatório, escolhi três que acredito, serão os “meios” mais utilizados nos possíveis ataques ao longo deste ano. A primeira é a “IoT” (Internet das Coisas). A disseminação cada vez mais rápida da IoT, com a conexão a Internet de uma gama cada vez maior de dispositivos inteligentes em eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, utilizados em residências e empresas, e que utilizam a rede local de dados destes locais para conexão, facilitará muito a possibilidade de “acesso” dos criminosos as contas de e-mail e das redes sociais das pessoas e empresas.
Riscos em 2019 (III)
O segundo produto que já é, atualmente, “alvo” dos hackers e que continuará sendo neste e nos próximos anos, o smartphone representa o maior risco. Hoje, este equipamento é imprescindível para qualquer pessoa e/ou empresa no seu dia a dia. E o uso de “falsos aplicativos” para coleta de informações e obtenção de acesso a contas bancárias e de e-mail dos usuários de celulares, crescerá de forma exponencial. A terceira tecnologia da minha lista é a “IA” (Inteligência Artificial). O uso de IA “por cybers criminosos” (criminosos que utilizam a Internet como “meio” de ação) já começa a preocupar os governos da Europa e dos Estados Unidos. Os criminosos estão usando IA para gerar algoritmos e programas de “computador robotizados” para escapar, por exemplo, das proteções utilizadas nas redes “Wi-Fi” públicas e privadas. Uma evolução bastante perigosa!
14ª Edição
No próximo dia 1 de abril, acontecerá em São Paulo, capital, a “14ª edição do Fórum TI INSIDE de Relacionamento e Atendimento ao Cliente”. O tradicional evento, baseado em tecnologias utilizadas em relacionamento e atendimento ao cliente reunirá, segundo os organizadores, “as principais discussões sobre a transformação radical pelo qual o setor varejista está passando, tendo em vista as mudanças na forma de como os consumidores estão se relacionando com as marcas e produtos, ao mesmo tempo em que novas tecnologias buscam estabelecer um canal de comunicação eficiente entre as partes”. Para se ter uma ideia das mudanças, uma pesquisa recente mostrou que “70% dos consumidores usam de dois a três canais de relacionamento diferentes, 53% se consideram pouco satisfeitos com o atendimento recebido das empresas e 92% disseram ter trocado de marcas ou produtos depois de terem passado por um atendimento ruim”. O evento será uma oportunidade para atualização sobre novas ideias, tecnologias e modelos de negócios. Mais informações no site www.forumderelacionamento.com.br.