Ricardo recebe convite de embaixador para visitar a Venezuela

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 Em audiência realizada no final da tarde desta sexta-feira (9), no Palácio da Redenção, o governador Ricardo Coutinho foi convidado pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Maximiliem Arvelaz, para conhecer o país com objetivo de estreitar as relações institucionais e econômicas nas áreas da cultura, saúde e agricultura.

 
O governador Ricardo Coutinho agradeceu o convite do embaixador e determinou à equipe de governo que inicie os entendimentos com a embaixada da Venezuela para a definição de uma agenda administrativa e econômica no país que possa estabelecer parcerias em áreas estratégicas entre a Paraíba e a Venezuela.
 
Ricardo destacou que a Paraíba possui um grande potencial no setor de agricultura que pode servir de experiência técnica e para exportação de produtos como abacaxi, mel, leite, laranja, arroz para suprir o mercado venezuelano. Ele citou ainda  a área da cultura, na qual pode haver troca de experiências na implementação das orquestras sinfônicas para jovens de baixa renda, um projeto de sucesso na Venezuela e que está sendo implantado neste mês na Paraíba.
 
Nesta primeira visita do embaixador Maximiliem Arvelaz à Paraíba, ele cumpre agenda com a comunidade universitária e neste sábado (10) conhecerá experiências na área de agricultura familiar e projetos como a fábrica de leite em pó que pode exportar para a Venezuela o produto e, posteriormente, fazer transferência da tecnologia para lá.
 
Maximiliem ressaltou que no encontro com o governador foram identificadas algumas áreas que podem culminar em um intercâmbio cultural e comercial e uma visita oficial do governador da Paraíba a Venezuela.  “Esse encontro foi bastante positivo por adquirir uma visão mais ampla do Estado e os meios para estreitarmos os laços e intercâmbios, até porque o Nordeste do Brasil é um parceiro natural da Venezuela por aspectos culturais, climáticos e econômicos”, disse.
 
O embaixador afirmou que o setor de agricultura na Venezuela passa por um processo de desenvolvimento e de busca na diminuição das exportações de gêneros alimentícios que chega a 70% e que a troca de experiência com o Brasil e estados com perfil agrícola como a Paraíba é fundamental. “Vamos conhecer as experiências desenvolvidas no Estado pelos órgãos técnicos como Embrapa, Emepa e Emater na área da agricultura e agropecuária, para construirmos acordos que sejam positivos para os dois países”, completou.
 
O secretário executivo de Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, salientou  que a Paraíba se destaca na produção de mel, de leite, de frutas e de arroz, além de projetos desenvolvidos pela Emepa e Emater que possuem um “know-how” forte de tecnologias e pesquisas que poderão resultar em parcerias e repasse de conhecimento para a Venezuela.   Ele revelou que existe um esforço conjunto do Estado e órgãos parceiros na viabilização de uma fábrica de leite em pó na Paraíba para processar o leite e vender para mercados como a Venezuela.
 
Também estiveram presentes à audiência o secretário executivo de Governo, Lucio Flavio, e a coordenadora do Movimento dos Sem Terra (MST) na Paraíba, Dilei Schiochet.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

Nota fiscal dinheiro

Compras no mês das crianças com nota fiscal concorrem a R$ 100 mil em prêmios

Unimed JP

Unimed terá que pagar R$ 15 mil de dano moral por negativa de exame médico

BR 230, trecho do desvio

Desvio de trânsito da BR-230 para construção de viaduto é adiado para sexta-feira

Polícia Federal no país

PF prende em Manaíra albanês condenado a 26 anos de prisão por estupro de vulnerável

Projeto Viva o Centro 2

Projeto leva Jazz, blues e canto lírico ao Centro Cultural de São Francisco

Hospital Municipal Santa Isabel, outubro rosa

Hospital Santa Isabel oferta consultas com mastologistas por demanda espontânea

ciceroequeoroha

Juiz reúne hoje partidos que vão disputar segundo turno para discutir horário eleitoral gratuito

BR-230, próximo ao carrefour

BR-230 será interditada para construção de viaduto; PRF fará desvio

cinema

Curtas-metragens paraibanos são destaque no projeto Cinema no Cenário

Imagem do WhatsApp de 2024-10-08 à(s) 09.08.01_e7139539

Combustíveis da evolução