Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo promete recorrer à CBF para incluir Campina Grande como sub-sede

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, informou hoje à tarde que vai manter um novo encontro com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, em Salvador, no próximo dia 9. Coutinho vai conversar com Teixeira em um jantar para o qual foi convidado pela CBF e que deve reunir prefeitos nordestinos, autoridades baianas e dirigentes esportivos brasileiros horas antes do jogo entre Brasil e Chile, disputado no estádio Pituaçu e válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião, Ricardo deverá pedir ao dirigente da CBF que inclua Campina Grande entre as cidades sub-sedes do mundial de futebol. Caso seja atendido, o prefeito da capital adiantou que vai procurar a representação da Câmara de Dirigentes Lojistas da Rainha da Borborema, assim como o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) para buscar apoio a fim de viabilizar a ideia.

O anúncio foi feito hoje à tarde durante a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), no Paço Municipal. O órgão tem como finalidade criar condições para incrementar o desenvolvimento da atividade turística do Município de João Pessoa.

Anteriormente, o Comtur era formado por vinte representantes escolhidos entre órgãos públicos e da sociedade civil. A partir de hoje, a entidade ganha o reforço do setor acadêmico. De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Elzário Pereira Júnior, a criação efetiva do Comtur pode ser considerada um fato que será como um divisor de águas para o setor. "Graças a uma determinação do prefeito Ricardo Coutinho estamos dando mais um passo decisivo para o crescimento e fortalecimento do turismo na Capital", avalia.

Para o secretário adjunto de Turismo, Diego Tavares, em termos práticos a inclusão desses novos membros é de extrema importância do ponto de vista estratégico para o crescimento e fortalecimento do setor. "Essa interligação entre a formação acadêmica e o setor profissional servirá de base para a elaboração de políticas públicas voltadas para o turismo, levando em consideração os estudos que estão sendo desenvolvidos nos cursos superiores de turismo na Capital", comenta.

Além de abrir espaço para o setor acadêmico, a Lei 11.708 que já foi sancionada pelo prefeito Ricardo Coutinho cria diretrizes que devem ser seguidas a longo prazo, de acordo com os direcionamentos do Ministério do Turismo, independente da mudança de gestores. "Com a lei fica instituído um plano de desenvolvimento do setor. Isso significa que os projetos terão continuidade e o turismo da cidade não corre mais o risco de ficar sem rumo a cada mudança de governo municipal", explica Diego Tavares. A lei já servirá de base para os projetos que serão desenvolvidos a partir do segundo semestre deste ano pelos novos membros do Comtur.

O Comtur – É um órgão consultivo e de assessoramento criado com o objetivo de implementar a política Municipal de Turismo junto a Setur/JP. Os membros efetivos são representantes das seguintes entidades públicas: Secretaria de Turismo (Setur); Secretaria de Planejamento (Seplan); Secretaria de Meio Ambiente (Semam); Superintendência de Transportes e Trânsito (STrans); Fundação Cultura de João Pessoa (Funjope); Secretaria de Comunicação (Secom); Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais do Município de João Pessoa (Probech); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb); Câmara Municipal; Assembléia Legislativa da Paraíba; Sec. Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O Comtur conta com os seguintes representantes da sociedade civil: Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav); Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH); Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo (Abrajet); Convention e Visitors Bureaun (JPA&CV); Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares de João Pessoa (SHRBS); Associação Bares e Restaurantes (Abrasel); Sindicato do Guias de Turismo da Paraíba (Singtur) Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR); Faculdade de Turismo (IES); e mais dois representantes, sendo um do terceiro setor e outro da sociedade civil. O Conselho é presidido pelo secretario Municipal de Turismo, cujo mandato é de dois anos, assim como o de todos os outros representantes de entidades.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa