Ricardo pede que secretários da área social se unam contra o crack

Ao apresentar hoje à tarde, no escritório de transição, os novos auxiliares da área social, o governador eleito e diplomado da Paraíba pediu que os titulares e executivos da Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano façam esforços conjuntos com a Segurança Pública para combater a disseminação do crack no Estado.

– O Brasil ficou olhando o crack desfilar. E aqui, na Paraíba, olhamos mais ainda e agora estamos numa situação extremamente delicada porque o crack é o gerador de 99% da violência. Precisamos resgatar a escola. Isso é fundamental. Daqui a pouco, as pessoas vão se afastar da escola por causa da violência.

O secretário de Educação, Fernando Abath, concordou com Ricardo Coutinho e citou a experiência que teve como secretário de Cultura de Cabedelo. Segundo ele, a implantação de políticas integradas é essencial para reverter a violência impregnada em determinadas comunidades.

– As forças de represssão agem, mas em determinado momento se retiram. Quem deve permanecer é o setor social. Se não compreendermos o desenvolvimento humano como resultado da saúde, educação, transporte e outras políticas de Estado, não vamos erradicar o problema. Vamos estar juntos para suavizar esse problema.

Ele citou a experiência desenvolvida na comunidade "Rabo da Gata", em Cabedelo, onde o então secretário de Cultura de Cabedelo entrou pela primeira vez com uma escolta. Depois disso, ele desenvolveu um trabalho de apoio a bandas dos jovens residentes no local e conseguiu resgatar muitos jovens para o convívio escolar:

– Isso não acontece do dia para a noite. Não há experiência para a educação da noite para o dia. Precisamos oferecer novas perspectivas aos jovens para tirá-los das drogas.

O professor Fernando Abath Cananéa foi o escolhido para a Secretaria Estadual de Educação, tendo a professora Márcia Lucena como Secretária Executiva. Para a Secretaria de Saúde, a opção de Ricardo Coutinho foi pelo cardiologista Dr. Mário Toscano, que terá Waldson de Souza como Secretário Executivo. A professora Cida Ramos, atual diretora do CCHLA da UFPB, por sua vez, foi convidada a assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, tendo a ex-deputada Edina Wanderley na Executiva.

Segundo Ricardo Coutinho, sua gestão será marcada pelo cumprimento de metas, estabelecendo um diálogo com os setores por áreas de atuação, dinamizando os processos de aplicação de Políticas Públicas. Ele ainda justificou suas escolhas para as Pastas e garantiu pôr em prática seus compromissos de campanha, ponderando sobre a necessidade de se garantir o equilíbrio financeiro do Estado.

– Nossa intenção é colocar em prática o que dissemos na campanha, mas precisamos trazer equilíbrio financeiro ao Estado antes disso. Pretendo tratar a Paraíba como um todo, mas agindo setorialmente nas áreas de atuação. Não adianta ter boa Saúde, sem uma boa Educação. Para que haja essa relação, escolhemos as seis pessoas que consideramos qualificadas e que atendiam aos nossos requisitos para atingir as metas que imaginamos. Acreditamos que este é o melhor caminho para Paraíba – pontuou Coutinho.

Os problemas da Saúde na PB – O novo secretário da Saúde informou que já está se inteirando da situação da Saúde no Estado. Segundo Mário Toscano, é preciso resolver os problemas imediatos desta pasta e garantir o atendimento à população.

– Estamos nos inteirando dos inúmeros problemas que a Saúde apresenta. É preciso melhorar o atendimento, a remuneração dos profissionais, a qualidade dos aparelhos. Até a falta de medicamento e de materiais hospitalares é evidenciada. Nossa intenção é a reversão deste quadro sem que a população sofra com esta mudança de postura.

Redução dos índices de analfabetismo – Para o secretário de Educação recém-apresentado, uma de suas prioridades será a redução dos índices de analfabetismo. Segundo ele, é preciso buscar o equilíbrio entre governo e magistério e planejar metas. 

– Como paraibano, me sinto orgulhoso desta missão e como pedagogo, me sinto desafiado. Uma grande fatia da nossa população acima de 15 anos e abaixo de 17 anos, não chega a completar quatro anos de escolaridade. É difícil trabalhar em esses índices. Nosso desafio é imenso. Para resolver estes desafios, vamos resgatar as políticas de Estado e não de governo.

Metas para o Desenvolvimento Social – Em seu discurso, a professora Cida Ramos assinalou a necessidade de se congregar a Economia do Estado ao Desenvolvimento Social, bem como à Saúde e Educação. Para ela, cada Secretaria deve ser tratada de maneira individual e coletiva, objetivando uma melhora social no Estado.

– Não podemos ter Desenvolvimento Humano e Social sem Desenvolvimento Econômico. Vamos nos atrelar e nos articular, como Ricardo sempre pontuou em sua campanha, às metas que serão estabelecidas. Vamos, sob o comando do Governador eleito, levar à Paraíba o desenvolvimento de sua economia, sobretudo com Politicas Sociais consistentes e abrangentes, na tentativa de diminuir as desigualdades sociais. Estamos aqui para mudar a Paraíba e trazer Desenvolvimento Social.

Perfis dos secretários

SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE
Dr. Mário Toscano de Brito Filho

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Associação Médica Brasileira e especialização em Administração Hospitalar, pela Universidade de Ribeirão Preto. Possui mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Cardiologia pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 98, foi Chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Universitário da UFPB. Foi Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2000. Em 2008, exerceu os cargos de Coordenador Especial de Gestão Hospitalar na Secretaria de Saúde de João Pessoa e Membro do Conselho Técnico, Científico e Cultural da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa. 
 
SECRETÁRIO EXECUTIVO DE SAÚDE
Dr. Waldison Dias de Souza

Cirurgião-dentista graduado pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Política e Gestão em Saúde, docente NESC/UFPB, ex-coordenador de Saúde Bucal de João Pessoa, tem experiência na área de saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atualmente é Diretor Geral do Distrito Sanitário da Prefeitura Municipal de João Pessoa. 

SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Dr. Fernando Antônio Abath Luna Cardoso Cananéa

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Dinamização Cultural pela Universidade Regional (UNIJUí) e Educação Popular pela UFPB. É Mestre em Educação pela UFPB, nas áreas de Políticas Públicas de Educação e Cultura. Fundador da Associação Artístico-Cultural de Cabedelo. Foi Diretor do Teatro Paulo Pontes, Diretor do Departamento Cultural da Prefeitura de João Pessoa, Subsecretário de Cultura da Prefeitura de Cabedelo, Vice-Presidente da ONG Suspensórios Produções Artísticas e Vice-Presidente da Associação Artístico-Cultural de Cabedelo, além de Presidente do Conselho Editorial da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB. Dsde 2008, exerce o cargo de Diretor-Geral da Estação Ciência, Cultura e Artes, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de João Pessoa. 
 
SECRETÁRIO EXECUTIVO DE EDUCAÇÃO
Márcia de Figueirêdo Lucena Lira

Graduada em educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba e Dinâmica Energética do Psiquismo. É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Atualmente é Coordenadora Pedagógica e Geral do Prójovem Urbano em João Pessoa, desde 2005. Atuou como consultora do Programa Brasil Alfabetizado junto ao MEC/UNESCO. Tem experiência em Gestão de Políticas Públicas educacionais e para juventude. 
 
SECRETÁRIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Dra. Maria Aparecida Ramos de Meneses

É Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPB e atualmente é professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB de 2003 à 2008 e Presidente da ADUFPB, nos anos de 2002 e 2003. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB. 
 
SECRETÁRIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Dra. Edina Guedes Wanderley

É natural de Patos e graduada em História e Economia pela Fundação Francisca Mascarenhas. De 1997 até 2007, foi Secretária da Ação Social pela Prefeitura Municipal de Patos. Em 2003, foi eleita Deputada Estadual. Edina é Membro da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, do Conselho da Criança e do Adolescente e do Conselho de Combate à Pobreza. Foi Secretária do Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Paraíba.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.