Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo Marcelo projeta agenda positiva para segundo semestre

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ao reassumir a presidência da Assembleia Legislativa, ontem, o deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), informou que já projeta para o segundo semestre “a continuidade da agenda positiva, que se verificou nos primeiros meses da atual legislatura”. Para ele, desde o dia 1º de fevereiro que a ALPB tem se comprometido em debater temas de interesse da sociedade e que eles continuarão a pautar a atuação dos deputados.

Ricardo Marcelo citou, como exemplo, a realização de seminários que discutiram políticas de prevenção e combate às drogas, incentivo ao turismo e a transposição do Rio São Francisco. A agenda positiva foi estabelecida na ALPB por determinação do seu presidente, que delegou ao deputado Francisco de Assis Quintans (DEM) a coordenação desses eventos.

O presidente da Assembleia ainda ressaltou a realização de sessões especiais, que movimentaram o plenário José Mariz, e as sessões itinerantes, que debateram em cidades-pólos questões mais específicas, referentes aos municípios paraibanos. “No segundo semestre daremos continuidade às sessões itinerantes, até porque é uma forma de aproximação do Legislativo Estadual com a sociedade paraibana”, disse.

Ele observou ainda que, além de sessões especiais, itinerantes, seminários e audiências públicas, a atual gestão vem promovendo ações que visam otimizar a prestação de serviços aos cidadãos.

Algumas ações da agenda positiva da ALPB no primeiro semestre:

14 de fevereiro – 120 crianças são acolhidas pela creche Ângela Maria Meira de Carvalho, que passou a funcionar no prédio Anexo VI da ALPB. A presidente da APPL, Crisneilde Rodrigues, recebeu os pais das crianças na "Acolhida da Família".

16 de fevereiro – Secretários das áreas administrativa e financeira do Estado estiveram na ALPB e, por mais de seis horas, prestaram esclarecimentos sobre as exonerações dos servidores temporários.

22 de fevereiro – ALPB realiza o 2º Seminário Legislativo para as Assessorias Parlamentares, que tratou de qualificar os assessores dos deputados de primeiro mandato.

01 de março – As mudanças no programa do Governo Federal denominado “Minha Casa, Minha Vida” foi tema debatido em sessão especial no plenário.

07 de março – ALPB amplia adesão às mídias digitais. Com nova política, a informação fica democratizada e internautas passam a manter contatos em tempo real com o Legislativo através das redes sociais: Twitter, Facebook, Orkut e You Tube.

18 de março – Escola do Legislativo da ALPB passa a disponibilizar em sua sala de leitura uma edição em braille do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, doado pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo.

31 de março – Sessão especial debateu a inclusão de João Pessoa como Centro de Treinamento de Seleções (ou sub-sede) da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

01 de abril – Sessão itinerante na Câmara Municipal de Esperança. A Assembleia encaminha, em nome da população local, solicitação formal ao Estado para reconstrução da barragem de Camará.

13 de abril – Sessão especial, em conjunto com a Câmara de João Pessoa, discute o Sistema Viário da Capital.
 
15 de abril – Mais transparência. Portal da ALPB passa a disponibilizar link direto ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), utilizado pelo TCE, órgão auxiliar do Legislativo.

22 de abril – O seminário “Águas do São Francisco na Paraíba – Sustentabilidade Sócio-Econômica–Ambiental” foi realizado no auditório da Reitoria da UFPB.

26 de abril – O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, considerada a primeira instituição de ensino superior do Estado, foi homenageada com sessão especial da ALPB em seu auditório, na cidade de Areia.

27 de abril – Sessão especial lota auditório da Fundação Cidade Viva, no bairro do Bessa, para debater ações e programas de recuperação de usuários e repressão qualificada às drogas na Paraíba. A sessão contou com o apoio e participação de igrejas evangélicas e católicas.

29 de abril – Sessão especial proposta debateu reforma política. Teve como expositor Márcio Rabat, integrante da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados e membro da Comissão Especial que debate a Reforma no Congresso Nacional
.
04 de maio – Procuradores da Assembleia Legislativa mantém encontro com procuradores do Executivo para traçarem ações conjuntas de atuação.

10 de maio – Escola do Legislativo assina termo de cooperação técnica com mais sete instituições de ensino para qualificação dos servidores da Assembleia.

11 de maio – Sessão especial leva ao plenário da ALPB o secretário de Saúde do Estado, Waldson de Sousa, para debater as questões de saúde pública na Paraíba.
12 de maio – Sessão especial debate crise no futebol paraibano.

12 de maio – Ministério Público terá programa Institucional do MPPB produzido e veiculado na TV Assembleia. O programa levará prestação de serviços aos cidadãos.

17 de maio – Combate à criminalidade no Estado é tema de sessão especial no plenário da ALPB com o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.

18 de maio – Por determinação do presidente Ricardo Marcelo, a ALPB passa a apoiar a Procuradoria Regional do Trabalho e o MPPB, em ações que visem o combate ao trabalho infantil na Paraíba.

25 de maio – Audiência pública leva ao plenário o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, para debater o reajuste de 16,93% na tarifa de água e esgoto.

27 de maio – Sessão especial debate determinação da Superintendência do Patrimônio da União para retirada de bares e barracas da praia do Jacaré.

31 de maio – Sessão especial debate a violência nas escolas públicas do Estado da Paraíba.

01 de junho – Sessão especial debate o papel do psicólogo no Sistema Prisional. A sessão contou com a psicóloga Cynthia Ciarallo, do Conselho Federal de Psicologia.

03 de junho – Seminário da ALPB em conjunto com a PBTur debate "Os Desafios do Turismo Paraibano". O auditório da PBTur ficou lotado. A ex-presidente da Embratur, professora Jeanine Pires foi palestrante.

03 de junho – Sessão especial na Câmara Municipal de Guarabira discute implantação deum campus da UFPB naquela cidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT