Ricardo Marcelo assume presidência da AL e convoca colegiado de líderes

O deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB) assumiu em definitivo a presidência da Assembleia Legislativa. Arthur Paredes Cunha Lima renunciou ao mandato parlamentar e à presidência do Poder Legislativo, às 16h48 minutos desta terça-feira, para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Com a posse de Ricardo e a saída de Arthur, Pedro Medeiros passa a ser titular do mandato de deputado estadual. O novo presidente já anunciou em seu discurso que o Colegiado de líderes estava convocado para a próxima semana:

"Posso adiantar, neste momento, que já estou convocando, a para a próxima terça-feira, às 10h00, uma reunião do Colegiado de Líderes. Pretendo manter uma agenda permanente, dentro do espaço temporal adequado, para esses encontros com os representantes das bancadas e dos respectivos partidos com assento nesta Assembleia Legislativa", disse.

A carta-renúncia de Arthur foi lida no plenário da Casa pelo deputado Lindolfo Pires, primeiro-secretário da Casa, durante sessão extraordinária, ocasião em que foi oficializada a posse do deputado Ricardo Marcelo (PSDB) como novo presidente do Poder Legislativo do Estado.

Em seu discurso, Ricardo anunciou ainda a formação de uma Comissão Suprapartidária para visitar e inspecionar, in loco, as obras de transposição de águas do rio São Francisco que estão sendo executadas no eixo leste, na região do Cariri paraibano.

A comissão, proposta pelo deputado Francisco de Assis Quintas (DEM), terá de três a quatro parlamentares, e vai realizar as visitas entre os dias 25 e 26 deste mês. Ricardo Marcelo deixou claro que vai realizar uma gestão com "operação e diálogo". Ele também disse que estava disposto a fortalecer a harmonia entre os Poderes Legislativo e Executivo. “Operação e diálogo serão as duas vertentes que deverão delinear minha gestão. Terei muita honra e ciência de todas as responsabilidades que o cargo exige”, ressaltou.

Ainda no discurso, Ricardo Marcelo saudou o ex-presidente Arthur Cunha Lima e destacou que sua posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado “é motivo de orgulho” para Assembleia Legislativa. “Rechaço, de pronto, qualquer que seja a tentativa de dúbias comparações entre a gestão que se inicia com a honrada passagem do hoje conselheiro Arthur Cunha Lima por esta Casa, por esta Presidência”, afirmou.

O presidente Ricardo Marcelo enfatizou que tem consciência do desafio de presidir o Poder Legislativo. “Ciente da responsabilidade que me aguarda, não posso negar aos meus pares que tenho meu estilo próprio, minha marca pessoal e minhas convicções, das quais não abrirei mão um só milímetro”, declarou.

Com agradecimento a Deus e com a expressão “Seguir em frente. É hora de trabalho”, o deputado Ricardo Marcelo encerrou o seu discurso de posse no cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. “Conclamo a todos, nesse instante, pela unidade deste Poder e pelo trabalho em favor de todos os paraibanos”, finalizou.

Ainda na tribuna da Casa, o novo presidente recebeu, em apartes, os cumprimentos e saudações de todos os parlamentares presentes no plenário da Assembleia.

Ricardo disse ainda que vai ficar atento a todas as decisões validadas pelo Colegiado de Líderes. “Vou procurar corresponder, da melhor forma possível, os anseios da sociedade e dos representantes políticos”, acrescentou. A composição da mesa diretora foi alterada com a renuncia de Arthur Cunha Lima e ascensão do deputado Ricardo Marcelo como novo presidente da Casa. O deputado João Henrique (DEM) passa a ocupar a 1º vice-presidência enquanto que a deputada Socorro Marques (PPS) assume a 2ª vice-presidência da mesa.

O suplente de deputado Ricardo Barbosa (PSDB), que ascende no Legislativo com a licença do deputado Dunga Júnior e a efetividade na titularidade do mandato de Pedro Medeiros, ocupou a tribuna para também parabenizar o novo presidente, Ricardo Marcelo, fazer uma explanação de sua trajetória política e falar das perspectivas para o futuro. Em seguida, se pronunciou na tribuna o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).

A Assembleia Legislativa realizou uma sessão extraordinária, logo após o encerramento da ordinária, para que o deputado Ricardo Marcelo fosse empossado no cargo de presidente do Legislativo estadual.
 

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.