Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo inaugura Unidade de Polícia Solidária em Guarabira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nessa sexta-feira (31), a Unidade de Polícia Solidária do bairro Nordeste, na cidade de Guarabira. A entrega do equipamento, que vai beneficiar diretamente mais de 19 mil moradores do bairro, acontece em parceria com a prefeitura da cidade. Ainda durante a solenidade, foram entregues kits do Proerd para alunos do projeto social ‘Bola Solidária’, desenvolvido por policiais da 4ª Companhia de Polícia Militar da Paraíba.

A UPS do bairro Nordeste vai ser comandada pelo capitão Jales Brito e vai contar com um efetivo de 35 policiais militares, além de uma guarnição da Força Tática.
 
Ricardo destacou a importância do equipamento no combate à criminalidade. “Estamos buscando implementar em toda Paraíba uma política pública de segurança, uma política que integra várias ações. Nós acompanhamos a cada mês, semestre, ano a gestão à frente de cada área em busca dos resultados, que são a redução do número de homicídios. Esses homens e mulheres da Polícia Militar que vão trabalhar nesta unidade passaram por cursos específicos, mas para a diminuição da criminalidade é preciso que a comunidade ajude, veja a polícia como um parceiro, que acredite na política pública que o Governo do Estado está adotando e que confie nas nossas polícias”, enfatizou o governador.
 
O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, agradeceu por mais uma obra realizada pelo Governo do Estado na região. “É uma satisfação presenciar a ativação da Unidade de Polícia Solidária. Através dessa parceria, a polícia se integra para garantir a tranquilidade do bairro.
 
A prefeitura se coloca à disposição do Governo para ajudar nesse projeto que já nasce vitorioso. Agradecemos também pelas obras viárias que vão garantir a tranquilidade e a segurança dos nossos habitantes”, agradeceu o prefeito.
 
A deputada estadual Léa Toscano falou sobre as obras do Governo da Paraíba na região de Guarabira. “O bairro Nordeste é o maior bairro de Guarabira. Com a chegada da UPS, a população vai ficar mais tranquila e segura. Agradecemos ao governador Ricardo Coutinho por essa e por tantas outras realizações em Guarabira, a exemplo do projeto Prima, do Detran, das estradas”, observou a deputada.
 
O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Cláudio Lima, reforçou a importância da Unidade de Polícia Solidária na construção de uma lógica de policiamento mais próximo da comunidade.
 
“É um momento muito importante, a polícia mais próxima da sociedade. Esse equipamento é fundamental para o trabalho integrado das polícias, mas esse trabalho precisa da ajuda da sociedade. A Polícia Militar da Paraíba já capacitou 1.200 homens e mulheres nessa filosofia de polícia solidária.
 
Esse é um trabalho de construção e um caminho que o Governo da Paraíba está trilhando para reduzir os índices de violência em todo Estado”, ressaltou o secretário.
 
O comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, disse que a nova lógica de policiamento integrado conseguiu reduzir os índices em várias regiões do Estado e ressaltou os números de Guarabira. “Com essa unidade, o Governo entrega a 12ª UPS. Hoje contamos com nove unidades em João Pessoa, duas em Campina Grande e esta em Guarabira. As Unidades de Polícia Solidária e o trabalho integrado das polícias da Paraíba conseguiram reduzir os índices de criminalidade em várias regiões”, explicou o comandante da PM.
 
O governador Ricardo Coutinho agradeceu o empenho dos policiais que integram as forças de segurança da Paraíba pela redução da criminalidade. “A região de Guarabira apresentou uma diminuição de 32% no número de homicídios em relação a 2012. Já as áreas que contam com as UPS conseguiram reduzir o número de homicídios em 24%. Agradecemos aos policiais, aos homens e mulheres que integram nossas forças de segurança e que são os responsáveis por garantir que a segurança da população ocorra”, finalizou o governador.
 
Bola Solidária – O projeto social Bola Solidária é desenvolvido por policiais do 4º BPM com alunos da rede estadual e municipal do bairro Nordeste. Atualmente, 65 crianças de 8 a 16 anos participam do projeto, que conta com atividades esportivas e aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Entre as exigências para participar do programa, os alunos têm que estar matriculados regularmente, ter frequência e boas notas nas atividades escolares. O Bola Solidária conta ainda com o apoio da prefeitura e de empresários locais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023