Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo e Cássio pleiteiam sede da AACD para Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) em visita a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em Pernambuco,  na manhã desta quarta-feira (16), lançaram a candidatura de Campina Grande para sediar a 15ª filial da instituição.

A proposta e um vídeo sobre as potencialidades de Campina Grande foram entregues ao vice-presidente da AACD, Luiz Eduardo Magalhães e ao superintendente institucional, Luiz Oberdan Liporoni. Durante reunião com a diretoria nacional e de Pernambuco, o presidente da AACD Pernambuco, Gustavo Krausse, subscreveu o pleito da Paraíba como sendo um desejo também de Pernambuco e do Nordeste, já que a unidade de Recife é a única da região. Somente da Paraíba 353 crianças são acompanhadas pela associação, número superior a todos os demais Estados exceto Pernambuco que possui 6.795 atendimentos.

Durante a visita, o governador Ricardo Coutinho acompanhado de Cássio e da secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, conheceram de perto o trabalho de habilitação e reabilitação de crianças e adultos dentro das mais diversas especialidades e também a oficina onde são fabricados as orteses e próteses fornecidas aos usuários de todo o pais.

O vice-presidente nacional da AACD, Luiz Magalhães, destacou a viabilidade total de trazer uma AACD para Campina Grande devido ao apoio do governador Ricardo Coutinho e de Cássio Cunha Lima e da própria necessidade que existe numa região que polariza cerca de 1 milhão de habitantes.

Visita a Campina – Luiz Magalhães confirmou que estará em Campina Grande, nesta próxima quinta-feira (17), visitando o prefeito Veneziano Vital do Rego, e também o terreno que será cedido pelo Governo do Estado para instalar a ARCD, nome dado as unidades filiadas nos Estados. 

Sobre as chances de Campina Grande receber o equipamento Magalhães disse que são reais, mas que outros quatro municípios do país também apresentaram propostas e a vencedora será anunciada em setembro do programa Teleton, que arrecada doações para manter o trabalho da entidade. “O fato de Campina Grande ser a segunda unidade no Nordeste torna uma forte candidata", enfatizou.

Posição estratégica – O governador Ricardo Coutinho destacou a vontade e a determinação do Governo da Paraíba em trazer a AACD para Campina Grande e acredita que as chances da cidade ser escolhida são muito grandes. Ele destacou a posição estratégica na região e por ter 14,8% da sua população com algum tipo de deficiência. “Outro fator importante é que Pernambuco acaba sobrecarregada por atender crianças do Norte e Nordeste, o que poderia ser diminuído com o serviço em Campina Grande”, comentou.

Ricardo acrescentou que o Governo do Estado lançou oficialmente Campina Grande como candidata a receber uma filial da entidade e que o Governo será parceiro nessa iniciativa, com a doação do terreno e a criação de uma organização social, para que a entidade seja instalada na cidade. “Vamos esperar a decisão do conselho superior da AACD por que precisamos muito prestar assistência para reabilitação motora, psicológica e a inserção dessas crianças na sociedade”, concluiu. 

O ex-governador Cássio Cunha Lima avaliou que a visita do governador Ricardo Coutinho e o encontro com a direção nacional da AACD foi um passo importantíssimo para que Campina Grande consiga uma unidade da ARCD. “A determinação, o empenho, o envolvimento e o apoio incondicional de Ricardo será decisivo para que, se Deus quiser, a Paraíba saia vendedora desse pleito”, afirmou.

Emoção – Já na recepção da AACD em Recife, Ricardo e Cássio encontraram duas mães de Campina Grande que vão frequentemente para serem atendidas no lugar. Uma delas, Antônia Vidal, que possui dois filhos atendidos em Recife, conta que viaja dois dias por semana com apoio do Governo do Estado, o que é algo bastante cansativo por ter que sair de Campina de madrugada. Apesar do esforço, dona Antônia disse que a AACD é tudo em sua vida pelo atendimento médico e social que recebe e são fundamentais para a reabilitação e melhoria na qualidade de vida dos seus dois filhos. “A AACD é tudo. Aqui somos tratados como gente”, afirmou. 

O governador e a comitiva participaram da apresentação promovida pelo coral da AACD, sob a regência do maestro Rodrigues, onde crianças superam suas limitações e cantam e tocam lindas canções. Outras crianças com deficiência entraram numa roda de capoeira, num verdadeiro enredo de amor, emoção e superação.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência