Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo diz que Estado vai implantar rede profissionalizante

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou na manhã desta sexta-feira (18), da inauguração do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) no município de Picuí e classificou a formação técnica e profissionalizante como o grande caminho para que a Paraíba supere as suas profundas dificuldades. Ricardo anunciou que o Estado já está trabalhando para implantar escolas técnicas-profissionalizantes nas principais regiões do Estado.

O equipamento foi construído no bairro Centenário com recursos da ordem de R$ 5,9 milhões do Governo Federal, dentro do Programa de Expansão Tecnológica em parceria com a Prefeitura de Picuí que forneceu o terreno. Ao todo, 700 alunos estão matriculados nos cursos de mineração, agroecologia, edificações integrada e técnico em informática.  

O governador foi convidado para ir a solenidade pelo reitor do IFPB, João Batista de Oliveira e pelo prefeito de Picuí, Buba Germano (PSDB). O evento contou ainda com a participação da deputada estadual, Gilma Germano (PSB); da deputada federal, Fátima Bezerra (PT-RN), do deputado federal, Efraim Filho (DEM), além de prefeitos da região e secretários estaduais.

Ricardo ressaltou que o ensino superior não é o único caminho. Para o governador, é um importante caminho para a qualificação, mas não é o único. “O ensino técnico nos tempos de hoje é o grande caminho para o crescimento coletivo e individual da população brasileira. Se existir 30% a mais de mão de obra na construção civil ela estará automaticamente integrada ao mercado pela carência muito forte nessa área”, afirmou.

Outra área em potencial na região do Curimataú e Seridó, segundo o governador, é a mineração, para o fortalecimento deste setor que precisa crescer de forma sustentável. “É um passo importante para potencializar o crescimento da região e da cidade de Picuí, que certamente ajudarão nesse grande projeto de desenvolvimento do Estado. Será uma mudança de cultura e desenvolvimento dos setores da mineração, comércio, construção civil e ampliação da educação”, comentou.  

Missão – O diretor do IFPB, João Batista, disse que a região vive um momento histórico o sonho de quatro anos dos que fazem a instituição e da população da região. Ele destacou o empenho da instituição em cumprir a missão dada pelo então presidente Lula que viu no ensino profissionalizante a possibilidade de revolucionar a educação do país. “Vamos formar jovens que serão agentes construtores de um tempo de conhecimento e prosperidade”, ressaltou.   
 
Para o prefeito de Picuí, Buba Germano, o IFPB na região já está contribuíndo no desenvolvimento da região com a possibilidade, além de formar jovens da região junto com o campus da UFCG de Cuité, que no futuro ocuparão o mercado de trabalho nas áreas de mineração, informática e construção civil.  Ele também destacou que a instituição representa também o crescimento imobiliário para professores e alunos e o crescimento do comércio e serviços. 

Sonho
– A estudante Aracelia Azevedo, do curso de agroecologia, disse que os alunos estão realizando o sonho de terem uma universidade com ensino profissionalizante de qualidade, praticamente ‘na porta de casa’. “Saímos de uma realidade bastante difícil em salas pequenas e sem estrutura e agora vamos estudar em um lugar amplo, agradável e adequado para construirmos uma ponte entre alunos, professores e o povo”, comemorou.

O governador e prefeitos da região também vistoriaram as obras do Hospital Regional de Picuí, que está sendo construído pelo Governo do Estado. O governador participou ainda de uma reunião com prefeitos que entregaram um documento com propostas para a região.

Em seguida, Ricardo Coutinho cumpre agenda no município de Cuité para assinatura de ordem de serviço para o início das obras de drenagem e pavimentação do acesso à UFCG e de ruas no município.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

BPTran

Líder de facção criminosa de cidade em Pernambuco é preso na Paraíba

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão