Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo Coutinho elege metas para Plano de Governo do PSB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, concedeu palestra para estudantes e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, na tarde de ontem, sobre a democratização da gestão pública.

Ricardo defendeu a formação de um projeto politico fomentado em cima de três quesitos fundamentais: na consistência das politicas públicas; no que chamou de "choque de democracia" e no ciclo de crescimento econômico, baseado na valorização das potencialidades econômicas das regiões do Estado.

O socialista disse que chegou o momento do Governo do Estado começar a elaborar políticas públicas consistentes, que  comecem a interferir nos índices sociais e econômicos da Paraíba. “Precisamos planejar ações que diminuam a criminalidade; que reduzam o analfabetismo; que proporcionem a geração de trabalho e renda para a população. Para isso, precisamos contar com planejamento estratégio, que inclui o conhecimento que é produzido nas nossas universidades”, comentou.
Para ampliar a participação e o controle popular na gestão pública, Ricardo Coutinho defende a implantação do Orçamento Democrático e Participativo em âmbito estadual, além do fortalecimento dos Conselhos e deoutros instrumentos, a exemplo das Ouvidorias públicas.

“A democratização na gestão pública se faz com uma ampla rede que garanta a população e aos setores da sociedade organizada, espaço para participação na elaboração de políticas públicas, além de instrumentos de controle e fiscalização. E a democratização só acontece de forma integrada e não com ações isoladas”, opinou.

Economia – Já  o estímulo ao desenvolvimento econômico, deve ser encarado pelo Governo do Estado, segundo Ricardo como uma verdadeira obsessão. “Eu venho defendendo essa tese que o crescimento do Estado só vai acontecer quando o poder público se convencer que é o responsável direto por ele.  Sem atividades de fomento e sem ações estratégicas para proporcionar o fortalecimento dos pequenos e médios produtores, não conseguiremos gerar emprego e, consquentemente, gerar riquezas para a Paraíba”, ressaltou.

A palestra aconteceu no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em História e Regionalização (Gruphir).

No início da noite Ricardo Coutinho condedeu entrevista a rádio 100.5 FM, em Santa Rita, aos radialistas Jean Carlos e Jaci Mendonça, do programa "A Fonte é Notícia".       

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

zezo rai saia rodada luan

São João de Bananeiras tem Xand Avião, projeto A Vontade e outras atrações

gate policia militar pb

Operação prende em João Pessoa um dos criminosos mais procurados da Justiça do Amazonas

Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

reporter mauricio ferraz

Fantástico repercute desabamento no Up Garden, em João Pessoa, que deixou 44 feridos

celular FOTO Pixabay

Jovem é morto em SP após ir a encontro marcado por aplicativo

lula presidente FOTO ricardo stuckert presidencia da republica

Brasil está pronto para acordo Mercosul e União Europeia, diz Lula

janones deputado FOTO renato araujo camara dos deputados

STF tem maioria para tornar Janones réu por postagens contra Bolsonaro

carretas pegam fogo br101 mamanguape 140624

Carreta que pegou fogo na PB continua na rodovia, parcialmente interditada, e motorista morre no hospital

henrique e juliano FOTO insta

Henrique e Juliano se apresentam no São João de Campina Grande, neste sábado

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões