Ricardo Coutinho defende agricultura familiar para inclusão social

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu o fortalecimento do mercado público consumidor interno e a agricultura familiar como instrumentos para acelerar o desenvolvimento econômico da Paraíba. Ricardo concedeu palestra na noite de ontem, a estudantes e professores do Centro de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Areia.

Para o pré-candidato socialista, a agricultura familiar tem de ser enxergada pelo poder público como um mecanismo de inclusão social e desenvolvimento da economia local. “Incentivando a produção dos pequenos agricultores, nós ajudamos a manter o homem do campo no meio rural, diminuindo o êxodo, garantindo renda para essa família e, consequentemente, para o município onde ele mora e para o Estado como todo”, afirmou.

 Para que isso aconteça, Ricardo Coutinho defende que seja criado um programa estadual para os pequenos agricultores, a exemplo do que existe em João Pessoa, com o Cinturão Verde do Empreender-JP, que alia linha de crédito e ações de estímulo a produção da agricultura familiar.

Outra ideia defendida pelo socialista foi o fortalecimento do mercado público consumidor interno. Ou seja, Ricardo entende que não dá para estimular a produção, sem possibilitar o consumo dos itens agrícolas produzidos. “Temos que garantir que os órgãos públicos estaduais comprem os itens produzidos pelos pequenos agricultores. Esta atitude é essencial para dinamizar o mercado e apoiar, de fato, a agricultura familiar. Com isso vamos gerar desenvolvimento local integrado com a geração de emprego e renda”, declarou.

O fortalecimento das barreiras vegetais também foi abordado pelo ex-prefeito de João Pessoa como uma política pública essencial na área agrícola. Ele lamentou que atualmente as fronteiras vegetais da Paraíba estejam desprotegidas, tornando o Estado vulnerável para contrair pragas que prejudiquem a produção. Como exemplo, Ricardo citou a praga da mosca negra, que atingiu citricultura paraibana e ameaça se espalhar por outras culturas.  

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

Cagepa PB

João Azevêdo anuncia contratação imediata de 80 concursados da Cagepa

Donald Trump

Trump acaba com home office de 1 milhão de funcionários públicos

remedioemcasa

‘Remédio em Casa’ amplia público-alvo e passa a beneficiar pacientes a partir de 50 anos

antonieta

Antoniêta, mãe de Romero Rodrigues, morre aos 93 anos

2camara

Ex-prefeito deve devolver R$ 93 mil por gastos não comprovados com aquisição de alimentos

sedec_celest_foto_dayseeuzebio-1-scaled

Celest inscreve para mais de 700 vagas em cursos de línguas estrangeiras e Libras

70f8db31-519b-4dbb-9878-2a45b16ec120

PRF na Paraíba apreende veículo adulterado, flagra condutor embriagado e prende foragido

8d276d5638f451862979bf1450cd2c2d

Motoristas de ônibus de João Pessoa discutem possibilidade de greve em reunião nesta terça

urso1

Governo lança edital Prêmio Paraíba Folia para apoiar e incentivar agremiações carnavalescas

awa

Menina de 6 anos é encontrada morta em barreiro na zona rural de Taperoá