Ricardo Coutinho critica exoneração de ouvidor da Secretaria de Segurança

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu que a Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social seja um órgão autônomo, com seu representante escolhido através da sociedade civil e não por indicação do governante, como acontece atualmente.

A medida, segundo Ricardo, vai garantir que o órgão tenha liberdade para receber as denúncias encaminhadas pela população e pelos próprios funcionários do órgão com isenção. “A ouvidoria é um instrumento importantíssimo no processo de democratização da administração pública. É preciso que seja garantida autonomia ao órgão, só assim, ele vai poder atuar como deve”, afirmou.  

Ricardo criticou a atitude do governador José Maranhão que, conforme denúncia feita pela Associação dos Polícias Civis de Carreira da Paraíba (Aspol), demitiu o ouvidor da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, Mário Gomes de Araújo Júnior, por perseguição política. “Não podemos mais admitir que gestos como este sejam praticados por um gestor público. É preciso garantir transparência e controle social na administração”, defendeu. 

Denúncia – De acordo com o presidente da Aspol, Flávio Moreira, a exoneração de Mário Gomes Júnior foi motivada pelo fato do ex-ouvidor da Segurança ter participado do I Encontro de Twiteiros da Paraíba, realizado no dia 24 de abril, no Jangada Clube, em João Pessoa.

O Encontro de Twiteiros contou com as presenças do pré-candidato ao Governo do Estado e ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e do pré-candidato ao Senado e ex-governador, Cássio Cunha Lima.

“Dr. Mário Gomes Júnior vinha realizando um trabalho extraordinário à frente da Ouvidoria da Segurança. Não podemos aceitar que o Governo pratique uma mesquinharia dessas, até porque o Encontro de Twiteiros foi um evento apolítico. Não podemos mais conviver com isso”, desabafou o presidente da Aspol. 

O ato de exoneração de Mário Gomes Júnior foi assinado pelo governador José Maranhão e publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (5). A publicação traz ainda a nomeação de Ricardo Palmeira Sobral como novo ouvidor da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.