Ricardo Coutinho critica construção de novo porto na Paraíba

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu a reestruturação do Porto de Cabedelo, que além do aumento do calado, que já está sendo feito, sejam executadas obras de infraestrutura, como a recuperação dos armazéns, dos pátios para estocagem de cargas e a ativação do frigorífico. O socialista acredita que o Governo deve investir neste porto e não criar um novo projeto, sem que seja realizado um estudo prévio, como propõe a atual administração. “Precisamos revitalizar o Porto de Cabedelo, que na verdade é o nosso Porto, é o Porto da Paraíba”, comentou.

Ricardo Coutinho concedeu palestra durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável, realizado no município de Cabedelo, na noite de ontem. O evento foi realizado no Teatro Santa Catarina.

O pré-candidato afirmou que o Governo do Estado precisa olhar para Porto de Cabedelo como um verdadeiro instrumento para o desenvolvimento da Paraíba e, para isso, é necessário acelerar as obras de ampliação do calado – projeto elaborado pelo Governo Cássio Cunha Lima, que prevê o aumento da profundidade do porto de 9 metros para 11 metros, possibilitando que o porto receba navios de grande porte.

Além disso, Ricardo defende que seja realizada a reforma dos armazéns, uma nova iluminação e a ativação do frigorífico, para que o Terminal Pesqueiro Público (construído no Governo Cássio) possa, realmente, funcionar e permitir um melhor escoamento da produção pesqueira do Estado.
   
“O atual Governo demonstra um profundo desprezo com as condições de funcionamento do Porto de Cabedelo, além de não perceber a importância que tem o Porto de Suape (PE) para a Paraíba. Ao invés disso, quer criar um Porto de Águas Profundas, que requer um investimento caríssimo e que demanda mais de uma década de obras. Acho que precisamos de um estudo de viabilidade econômica para podermos dar início a um projeto como este”, pontuou.

Ricardo lembrou que atualmente, o grande competidor da Paraíba na área portuária é o Porto de Natal, “mas as condições de operação do porto de Cabedelo são superiores, apesar do calado de Natal ser superior (cerca de 11m). Assim, para cargas entre 30 e 35 mil toneladas o Porto de Cabedelo pode, ainda hoje, se bem administrado, ser um diferencial pelo menor custo de operação”.

Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito de Cabedelo Sebastião Plácido, que é presidente municipal do PTB; além dos presidentes dos diretórios municipais do DEM, Fernando Marcelo; do PT, Divino Francisco; do PSB, Carlos Antonio e do PPS, Aguinaldo Gonçalves. O vereador pessoense Edmilson Soares também esteve no local.  

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.