Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo Coutinho critica construção de novo porto na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu a reestruturação do Porto de Cabedelo, que além do aumento do calado, que já está sendo feito, sejam executadas obras de infraestrutura, como a recuperação dos armazéns, dos pátios para estocagem de cargas e a ativação do frigorífico. O socialista acredita que o Governo deve investir neste porto e não criar um novo projeto, sem que seja realizado um estudo prévio, como propõe a atual administração. “Precisamos revitalizar o Porto de Cabedelo, que na verdade é o nosso Porto, é o Porto da Paraíba”, comentou.

Ricardo Coutinho concedeu palestra durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável, realizado no município de Cabedelo, na noite de ontem. O evento foi realizado no Teatro Santa Catarina.

O pré-candidato afirmou que o Governo do Estado precisa olhar para Porto de Cabedelo como um verdadeiro instrumento para o desenvolvimento da Paraíba e, para isso, é necessário acelerar as obras de ampliação do calado – projeto elaborado pelo Governo Cássio Cunha Lima, que prevê o aumento da profundidade do porto de 9 metros para 11 metros, possibilitando que o porto receba navios de grande porte.

Além disso, Ricardo defende que seja realizada a reforma dos armazéns, uma nova iluminação e a ativação do frigorífico, para que o Terminal Pesqueiro Público (construído no Governo Cássio) possa, realmente, funcionar e permitir um melhor escoamento da produção pesqueira do Estado.
   
“O atual Governo demonstra um profundo desprezo com as condições de funcionamento do Porto de Cabedelo, além de não perceber a importância que tem o Porto de Suape (PE) para a Paraíba. Ao invés disso, quer criar um Porto de Águas Profundas, que requer um investimento caríssimo e que demanda mais de uma década de obras. Acho que precisamos de um estudo de viabilidade econômica para podermos dar início a um projeto como este”, pontuou.

Ricardo lembrou que atualmente, o grande competidor da Paraíba na área portuária é o Porto de Natal, “mas as condições de operação do porto de Cabedelo são superiores, apesar do calado de Natal ser superior (cerca de 11m). Assim, para cargas entre 30 e 35 mil toneladas o Porto de Cabedelo pode, ainda hoje, se bem administrado, ser um diferencial pelo menor custo de operação”.

Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito de Cabedelo Sebastião Plácido, que é presidente municipal do PTB; além dos presidentes dos diretórios municipais do DEM, Fernando Marcelo; do PT, Divino Francisco; do PSB, Carlos Antonio e do PPS, Aguinaldo Gonçalves. O vereador pessoense Edmilson Soares também esteve no local.  

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

alcool FOTO juca varella agencia brasil

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril

livros FOTO Pixabay

FLIDI: Festa Literária de Dona Inês celebra literatura e educação no clima frio da serra paraibana

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba tem Dia D de vacinação contra influenza e multivacinação

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB_

Travesti é assassinada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 56 milhões

luis roberto barroso FOTO valter campanato agencia brasil

Regulação da Inteligência Artificial precisa proteger direitos fundamentais, diz presidente do STF

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Policial civil é preso suspeito de matar homem em bar, em Patos

Cidade Viva promove workshop com exposição das ações sociais neste sábado

Cidade Viva promove workshop com exposição das ações sociais neste sábado

sergioqueiroz

Sérgio Queiroz deve anunciar candidatura própria a prefeito de João Pessoa ainda hoje

Marcelo Queiroga e Sérgio Queiroz 1

Sérgio Queiroz adia anúncio sobre participação do NOVO na chapa de Queiroga; veja