Ricardo Coutinho acusa Governo de descaso no combate à Mosca Negra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O combate efetivo a praga da Mosca Negra dos Citrus e a execução de medidas que incentive a produção da fruticultura paraibana foram as principais reivindicações que a população de Matinhas, município situado na microrregião do Brejo paraibano, expôs ao presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, nesta quinta-feira, 22.

Acompanhado do prefeito da cidade, Aragão Júnior (PTB), do deputado Romero Ridrigues (PSDB) e dos pré-candidatos ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do senador Efraim Morais (DEM), Ricardo conheceu de perto o problema. O socialista visitou plantações, conversou com produtores e lideranças políticas da regiào e ficou surpreso com as escassas ações em âmbito estadual, que vêm sendo executadas para combater o problema.

"Não estamos aqui para culpar o Governo pela entrada da Mosca Negra na Paraíba. Mas, sim para denunciar a omissão que tem se estabelecido no combate efetivo a esta praga, porque o Governo não consegue chamar para si a responsabilidade de resolver o problema. O pior é que essa omissão tem afetado diretamente a população da região, que sente as conseqüências da falta de capacidade administrativa de encontrar soluções", comentou Ricardo.

A praga da Mosca Negra já afetou 15 municípios do Estado, reduzindo em cerca de 80% a frutificação das laranjas e diminuindo significativamente o seu valor comercial e inclusive podendo acabar com toda a plantação. O município de Matinhas é atualmente o maior produtor nordestino de tangerina, chegando a produzir por ano, uma média de 15 mil toneladas da fruta.

Soluções – Para Ricardo Coutinho, o Governo do Estado precisa tomar medidas urgentes para conter o avanço da praga. Entre elas, o pré-candidato citou a liberação de recursos para a construção de uma biofábrica capaz de produz inseticidas naturais.

“Já existe um projeto aprovado pelo Ministério da Agricultura. O Ministério liberaria R$ 250 mil para a construção da biofábrica, que teria a produção a cargo dos pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Areia. Mas, para isso é necessário a contrapartida local de R$ 100 mil. Até agora o Governo não se manifestou sobre o assunto”, lamentou.

Segundo o secretário de Agricultura do município de Matinhas, o agronômo Marcos Rosolen, a biofábrica iria produzir em laboratório os predadores naturais da Mosca Negra, que são o ‘bicho lixeiro’ e a ‘joaninha’. “Eles seriam criados e reproduzidos em laboratório e soltos no campo. O combate a praga se daria de forma completamente natural, sem o uso de agrotóxicos”, ressaltou.

Ricardo Coutinho também apontou a necessidade de fortalecer as barreiras ambientais do Estado para evitar que outras pragas, ainda mais nocivas, cheguem à Paraíba. “Isso só será possível com a contratação imediata dos agentes ambientais aprovados no último concurso, que igualmente aos agentes penitenciários não foram chamados pelo atual Governo”, afirmou.

Cobrança – O pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima, aproveitou para cobrar da atual gestão que execute ações imediatas de controle da praga. “Estamos aqui cumprindo o nosso papel de oposição. E na democracia, a oposição é tão importante quando o Governo, pois estamos apontando problemas e cobrando as soluções que a população tanto necessita”, ressaltou.

Já o também pré-candidato ao Senador, Efraim Morais, lembrou que as questões técnicas para resolver o problema já foram postas pelos especialistas. O que falta agora, de acordo com ele, é que haja ação administrativa. “Precisamos de vontade política para adotar as medidas necessárias”, frisou.

A visista ao município de Matinhas também foi acompanhada pelos prefeitos dos municípios de Areial, Adelson Gonçalves (PSDB); de Lagoa Alagoa Grande, Bosco Carneiro Júnior (PPS); de São Sebastião de Lagoa da Roça, Lúcio Flávio Bezerra (PSDB) e de Montadas, Lindemberg Souza (DEM), além de vereadores dos municípios da região. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande