Reitoria rebate críticas de entidades sobre mudança no HU

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A reitoria da Universidade Federal da Paraíba distribuiu uma nota para contestar as críticas feitas pela ADUFPB (Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB) à votação realizada pelo Conselho Universitário que decidiu pela adesão do Hospital Universitário Lauro Wanderley à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). No texto enviado à imprensa, a reitoria acusa as entidades de terem invadido o espaço da reunião e faltarem com respeito com "gritos histéricos" e "ataques verbais" à reitora Margareth Diniz e seus assessores.
 
Além disso, a reitoria postou na internet um vídeo mostrando trechos da reunião do Consuni.

 
A seguir, a íntegra da nota da reitoria sobre a polêmica reunião do Consuni:
 
Sobre a “Nota de Repúdio” assinada pela ADUFPB, SINTESP e DCE, além de outras entidades, a Administração Central da UFPB esclarece e manifesta seguinte opinião:

1.       A reunião em que a adesão do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) não foi, como a nota afirma, “antidemocrática, autoritária e desrespeitosa”, já que o Conselho Universitário, a quem cabe analisar e votar a proposta, foi convocado no prazo regimental e reuniu-se na data e hora marcadas (às 9 horas do dia 30 de abril), com a sala de reuniões da SODS aberta ao público e à imprensa;

2.       “Antidemocrática, autoritária e desrespeitosa” foi a maneira como se comportou o grupo – não muito maior que o total de conselheiros – que invadiu a sala da SODS e tentou impedir à força o livre transcorrer da reunião, utilizando-se de instrumentos de som, gritos histéricos, ataques verbais desrespeitosos à reitora Margareth Diniz, a seus assessores e a diversos conselheiros. Até mesmo a energia da sala foi cortada.

3.       Consideramos que essas atitudes são inadmissíveis para quem preza pela democracia, pelo respeito às instituições representativas de nossa comunidade e, mais do que isso, às opiniões divergentes. É no mínimo paradoxal que, quem assim age, critique qualquer ação que julgue “antidemocrática, autoritária e desrespeitosa”. Trata-se de uma inversão de valores.

4.       Em razão do ocorrido, a Reitora Margareth Diniz suspendeu a reunião do CONSUNI e transferiu sua realização para a sala do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), quando, com dois votos contrários e 30 favoráveis, a proposta de adesão do HULW à EBSERH foi aprovada, não restando dúvidas, portanto, a respeito da vontade da maioria.

5.       Por fim, cabe registrar que esta administração não aceita e não aceitará, em nenhuma hipótese, que a vontade da comunidade da UFPB se submeta a uma minoria que, incapaz de defender suas posições com argumentos, tenta impedir, pelo uso da força, a livre manifestação do CONSUNI ou de qualquer outra instância decisória da UFPB.
 
03 de maio de 2013
Gabinete da Reitora
 
Leia mais sobre o assunto
 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

fantasia

API-PB anuncia Baile à Fantasia dos Imprensados no Clube Cabo Branco

pedreiro

Suspeito de atropelar e matar ciclista em João Pessoa se apresenta à polícia

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios