Nesta quarta-feira,17, será lançada a mais nova Rede de Supermercados da Paraíba. A Unilojas é composta por 16 empresas com representantes em quatro municípios do Estado, Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Mamanguape. A Rede apresentará aos clientes inovação no layout interno, novas fachadas dos comércios conveniados e o primeiro encarte de promoções. O evento será realizado no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, às 19h.
Se antes eram concorrentes, agora os empreendedores atuam como parceiros. A atuação em conjunto a partir de estratégias de cooperativismo e associativismo tem fortalecido as empresas, com desenvolvimento do capital social e melhores condições de competir no mercado. Aliás, para fazer frente aos grandes supermercadistas, a rede está consolidando uma série de promoções com ofertas exclusivas para as festas de fim de ano.
Para José Eudes Amaral Leite, cordenador da Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap) da Conab, a vantagem das redes está na “divulgação das empresas por meio de marketing coletivo. Conforme José Eudes, outros fatores que influenciam positivamente na cooperação entre os associados são as “compras conjuntas, negociando o preço com o fornecedor, aliado a possibilidade de organizar uma central de abastecimentos que atenderá a todos os componentes da rede”.
Todas essas facilidades resultam em mais conforto e preços mais acessíveis para o consumidor, que prefere realizar suas compras próximo ao local que residem, a ter que se deslocar em busca de promoções. Poucos dias após as modificações, os supermercadistas já percebem o aumento no volume de vendas e contabilizam elogios e agradecimentos da clientela.
A Rede Unilojas foi estruturada a partir da parceria entre o Sebrae Paraíba, Compania Nacional de Abastecimento (Conab) e micro e pequenos empresários do setor supermercadista.