Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Rádio não é só para ouvir, é para ver também

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Quando eu era adolescente, participei de várias gincanas no Instituto Educacional Vera Cruz, em Patos, no Sertão paraibano. Numa delas, as equipes inscritas receberam uma tarefa antecipada: apresentar o aparelho de rádio mais antigo que conseguissem encontrar. Além de sair perguntando, vizinho a vizinho, quem conhecia alguém, que conhecia outro alguém, que pudesse ter um rádio beeeeeem antigo, fizemos algumas pesquisas para saber quando esse meio de comunicação havia chegado ao Brasil. Descobrimos que havia sido ainda na década de 1920.

Na Paraíba, conforme artigo publicado pelo professor Moacir Barbosa de Sousa, não há exatidão a respeito de quando os primeiros aparelhos receptores chegaram ao nosso Estado, mas sabe-se que, em 1937, uma loja de João Pessoa (especializada em artigos elétricos) publicou um anúncio sobre o Radiorreceptor Ericsson. Essa seria a data mais precisa sobre o assunto, conforme Moacir Barbosa.

À época, pouca gente possuía aparelho de rádio por aqui, e era comum que os sons da Rádio Clube da Paraíba (depois Estação Rádio-Diffusora e hoje Rádio Tabajara) chegassem à maioria dos ouvintes por meio de alto-falantes instalados no Centro de João Pessoa. De acordo com Moacir Barbosa, o “transmissor da nova emissora não era potente e os poucos proprietários de receptores precisavam de muita paciência para sintonizar o sinal da Rádio Clube. Alguns desses donos de aparelhos chegaram a destinar salas especiais onde as pessoas se reuniam ao redor do Radiorreceptor”.

Eu tive a curiosidade de pesquisar sobre os primórdios do rádio na Paraíba ao ler os dados do Inside Radio 2021, estudo da Kantar IBOPE Media divulgado recentemente. A pesquisa aponta que 80% dos brasileiros ouvem rádio, e cada ouvinte passa, em média, 4 horas e 26 minutos ligado no rádio. Na Região Sul, o índice de ouvintes chega a 85% das pessoas, seguida por Nordeste (81%) e Centro-Oeste e Sudeste (ambas com 80%). Mais: 42% dos ouvintes de rádio gostam de comerciais nas rádios entre os programas e as músicas, e o crescimento da credibilidade do rádio no último ano foi de 43%.

A maioria dos brasileiros prefere usar o rádio comum (80%), mas o consumo pelo celular aumentou em relação a 2020: de 23% para 25% em 2021. Quando o consumo é on-line, temos os seguintes números: 66% pelo celular, 37% pelo computador e 8% em outros equipamentos. Entre os web ouvintes, há grande destaque para as pessoas da classe AB, entre 20 e 39 anos; ou seja, é um público jovem e conectado a novas tendências.

Os dados do Inside Radio 2021 mostram ainda um fenômeno muito interessante: rádio agora não é só para ouvir, é para ver também. As emissoras estão investindo mais em canais de players de vídeo, em transmissões ao vivo do estúdio, ou em programas exclusivos. E isso se justifica, afinal 59% do público entrevistado ouviu música ou outro conteúdo de áudio no YouTube, e 73% assistiram a vídeos on-line em sites de fotos e vídeos. A pesquisa traz ainda muitos outros dados interessantes, inclusive sobre podcast e redes sociais com foco apenas em voz, a exemplo do Clubhouse.

Em tempo: sabem a tarefa de encontrar o rádio mais antigo da cidade, que citei no início deste texto? Por pouco, minha equipe não levou o ponto! Mas nossa participação ficou na memória de todos, tenho certeza. Na hora de apresentar os aparelhos, levamos um bonito rádio emprestado de alguém do bairro e o colocamos com cuidado sobre a mesa. De imediato, ouve-se uma grande gritaria e todos os olhos se fixam em um personagem que circula entre os jurados… Não era o dia do rádio, era do rato mesmo!

[email protected]

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente