Quintans quer instalar Conselho de Desenvolvimento Rural

O deputado estadual Francisco de Assis Quintans (PSDB) deu entrada hoje à tarde em requerimento apelando ao Governador e ao secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca para que seja dada continuidade na instalação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs).

De acordo com o parlamentar, um retrocesso deste processo traria prejuízos aos agricultores familiares da Paraíba. Entre os principais aspectos positivos com implantação do Conselho estão os projetos de aquisição de terras através do Crédito Fundiário e os programa Garantia Safra e o de credenciamento de Empresas e profissionais liberais elaboradores de propostas de créditos do Pronaf.

Quintans observa, em seu requerimento, que a Paraíba corre o risco de ficar sem um representante durante o encontro do Comitê Gestor do Garantia Safra em Brasília, na próxima sexta-feira (15/05). A reunião tem como objetivo definir as cotas e vagas para cada estado para a safra 2009/2010.

“A reunião ocorrerá provavelmente daqui a dois dias, e para que o Estado tenha sua representação assegurada o nome do coordenador deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado e homologado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário”, justificou o deputado.

Como foi apresentado nesta quarta-feira, o requerimento não constou na pauta do dia, o que só deverá acontecer na sessão ordinária de amanhã, quinta-feira (14/05).

Comentários