Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Quem será o Biden brasileiro?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Durante 05 dias, milhões de brasileiros acompanharam com atenção o processo (lento) de apuração eleitoral nos Estados Unidos. Seja pela curiosidade na gritante diferença entre os sistemas brasileiro e americano ou por uma espécie de flaflu antecipado, o que importa é que todos puderem conhecer melhor os predicados do presidente eleito, Joe Biden.

Em um país ideologicamente dividido e impactado por sua maior crise sanitária e econômica, o que estava em jogo era além do próprio redesenho democrático, mas a própria “alma da nação” , pra citar o lema da campanha democrata.

Biden nunca despertou paixões durante dia jornada de mais de 40 anos da vida pública, mas ao mesmo tempo sempre foi um político que construiu pontes e agiu de forma moderada. Sua conexão com a classe média, resiliência pessoal devido a grandes perdas e a fama de sujeito decente o catapultaram à Presidência em um momento em que o país almejava maior equilíbrio no salão oval.

Atrelado a tal contexto e a partir das recentes pesquisas que evidenciam uma provável polarização em 2022, muitos dos postulantes brasileiros à presidência buscam esse “caminho do meio”, ou autointitulado “centro democrático”. A busca por semelhanças com Biden vão desde o plano de governo às chamadas coalizões propositivas que somam diferentes matizes num mesmo campo de batalha.

Mas, afinal, quem será o Biden brasileiro? Abaixo uma análise acerca dos postulantes atuais:

Ciro Gomes- PDT
Prós:
Candidato mais competitivo devido ao histórico de disputas (1998, 2002 e 2018) e com um eleitorado cativo que chega a mais de 10%. Experiente e sem máculas judiciais, é um orador voraz, diferencial em debates televisivos.

Desafios:
A imagem de pavil curto é bastante forte em parcela do eleitorado. Além disso, é mal visto em setores do mercado por suas propostas econômicas keynesianas.

João Dória- PSDB
Prós :
Governador do maior estado do país, tem bom trânsito entre empresários e entidades industriais. Conseguiu nacionalizar seu nome associando-se ao início do processo de vacinação no país.

Desafios:
Sofre resistências no PSDB que fará uma disputa interna. Além disso, nos últimos meses, partidos de direita como o DEM já o descartou de uma provável aliança. É desconhecido no Norte e Nordeste.

Eduardo Leite-PSDB
Prós:
Governado do Rio Grande do Sul, conseguiu bons resultados com reformas de Estado. É visto como um jovem conciliador e sem extremismos.

Desafios:
Seu trabalho como Gestor não tem ressonância além da região Sul. Ademais, precisará afinar o discurso liberal às profundas demandas sociais num país continental.

Luiz Henrique Mandetta- DEM
Prós: Sua condução no Ministério da Saúde no combate à pandemia de covid-19 foi muito bem avaliado pelos brasileiros. Tem desenvoltura e boa articulação para confrontos públicos.

Desafios: Precisa ampliar o debate em outras searas como economia e inclusão social. É visto como centralizador.

Tasso Jereissati- PSDB
Prós: Empresário bem sucedido e Senador experiente, tem grande aceitação entre os partidos de direita, o que poderá engendrar uma coligação competitiva.

Desafios:
É necessário massificar o nome na região centro sul do país. Por ser um político tradicional, sofrerá rejeição dos extratos sociais mais dispostos a apostar numa candidatura que rompa com o sistema.

Alea jacta est, Brasil!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio