PT registra chapas unificadas para disputa de eleições internas na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT) na Paraíba registrou nesta quinta-feira (25) as candidaturas das chapas unificadas para a disputa do Processo de Eleições Diretas (PED) e do 7º Congresso Estadual do Partido. A cerimônia foi acompanhada por diversas lideranças políticas do PT, entre eles os deputados federal e estadual, Frei Anastácio e Anísio Maia; o vereador, Marcos Henriques e o ex-senador Lindbergh Farias (PT/RJ).

A unificação de forças políticas para as eleições internas permite a continuidade do mandato de Jackson Macêdo como presidente Estadual do PT na Paraíba e ainda garante Giucélia Figueiredo como presidenta do diretório municipal de João Pessoa.

Em conversa com a imprensa local, Lindbergh Farias disse acreditar que o atual cenário político nacional já aponta para um Estado de exceção e cabe às forças progressistas sair às ruas em defesa da democracia.

“Nós não estamos mais em uma democracia, isso é um golpe pra valer e um golpe em três etapas. Primeiro depuseram a presidenta Dilma, depois prenderam Lula, para então eleger Bolsonaro. Eu não acredito que a saída virá pelo judiciário ou através de nossa articulação no congresso, por mais forte que seja, nós só vamos ganhar com o povo nas ruas, por isso é importante apostar na mobilização popular”, disse o ex-senador. “Aqui em João Pessoa, a reitora da UFPB chamou a comunidade acadêmica para discutir o ‘Future-se’ e os estudantes foram para frente; por isso eu estou convencido que o setor mais dinâmico de mobilização é a educação, através de estudantes, professores e dos sindicatos que são fortes, acho que é por aí que a gente pode recuperar o país”, apontou.

Lindbergh ainda comentou sobre o futuro da esquerda brasileira e destacou o movimento de unificação promovido na Paraíba. Para ele “o inimigo é muito maior” e por isso a esquerda precisa formar uma frente ampla no combate ao retrocesso social.

“No momento a nossa concentração e todas as energias estão sendo dedicadas a unificar a esquerda para o processo das eleições, encontrar um consenso, porque a gente não pode se dividir num momento como esse. Nós estamos enfrentando um governo de extrema direita e essa é a luta mais importante hoje”, defendeu. “No Rio de Janeiro temos um papel importante que é de apoiar e eleger Marcelo freixo, em Porto Alegre se houver candidatura de Manuela D´Ávila também vamos apoiar, esse é o momento de dialogar com todos os Partidos e utilizar esse espaço criado nas eleições para unir as forças do campo popular”, apontou.

União contra o atraso

Para Giucélia Figueiredo, a unidade conquistada no Partido é fruto do alinhamento com os interesses da população. Ela acredita que a união serve para reafirmar o compromisso do PT com os trabalhadores e trabalhadoras, atacados pelo governo Bolsonaro.

“Esse é um esforço concentrado, uma compreensão política que é a reafirmação do nosso compromisso com o PT”, disse. “A militância do PT da Paraíba quer essa unidade e esse é o nosso compromisso com o PT militante, dirigente e com o PT que todos nós queremos e que o povo brasileiro necessita: um PT para tempos de guerra”, apontou.

Jackson Macêdo também defendeu a união do campo da política progressista para conter os “desmandos” do governo Bolsonaro. Ele acredita que a unidade das forças internas, conquistada na Paraíba, vai servir de exemplo, mostrando ao país a força e maturidade do PT/PB.

“O PT é um dos Partidos mais democráticos do Brasil e por isso tem um debate interno muito forte, mas aqui na Paraíba todas as forças políticas entenderam que o enfrentamento ao governo Bolsonaro exige a unidade do Partido e que por isso devemos construir uma unidade no discurso e nos preparar para as eleições 2020, também para chegarmos firmes em 2022 e eleger o próximo presidente do Brasil”, disse.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

igreja FOTO Pixabay

Campina Grande celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição com missas e procissão

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado

empresario morto aeroporto guarulhos sp FOTO recordtv

Polícia prende suspeitos de participar do assassinato de empresário no Aeroporto de Guarulhos

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

chuva santa catarina FOTO coredec SC

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

dinheiro_real FOTO Pixabay

Governo da Paraíba paga segunda parcela do 13º salário dos servidores na segunda-feira

caso genivaldo gas viatura PRF sergipe

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo dentro de viatura com gás