Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PT emplaca Ideli na liderança do Governo no Congresso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em meio à queda de braço entre o PT e o PMDB por maior espaço dentro do governo, os petistas conseguiram emplacar a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) na liderança do governo no Congresso. O PMDB chegou a sugerir sem sucesso o nome do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) para o cargo, já que a vaga era ocupada pelo partido representado pela ex-senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).

Roseana saiu do cargo em janeiro deste ano antes de assumir o governo do Maranhão, o que deixou a liderança vaga há quatro meses. Raupp foi cogitado pelo partido depois que cedeu a liderança do PMDB no Senado para Renan Calheiros (PMDB-AL), mas seu nome perdeu força diante da insistência do PT em ficar com o cargo.

Ideli foi indicada para a liderança depois de perder a disputa com o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) para a presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado. A liderança foi uma espécie de "compensação" à petista uma vez que o PMDB se uniu ao PTB para emplacar Collor na presidência da comissão. Ideli será empossada no cargo amanhã pelo presidente em exercício, José Alencar, e pelo ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).

Em ano pré-eleitoral, o Palácio do Planalto avaliou que seria mais prudente manter a liderança do governo nas mãos do PT para evitar surpresas nas negociações do Congresso com o Executivo.

Disputa

As relações entre PT e PMDB no Senado estão estremecidas desde que o senador José Sarney (PMDB-AP) derrubou o petista Tião Viana (AC) para a presidência da Casa Legislativa. Depois da queda de braço entre as duas legendas nas eleições para o comando do Senado, os peemedebistas não fizeram esforço para impedir a criação da CPI da Petrobras na Casa.

Nos bastidores, alguns peemedebistas chegaram a comemorar a estratégia dos tucanos que garantiu a leitura do requerimento da CPI que vai investigar a Petrobras.

Primeiro-vice-presidente da Casa, o senador Marconi Perillo (PSDB) acertou com o presidente José Sarney (PMDB) que ele comandaria a leitura de quatro requerimentos de CPIs no lugar do peemedebista –entre eles o que pediu a criação da CPI da Petrobras.

Os peemedebistas estão irritados com a falta de atendimentos de demandas do partido, como cargos e liberação de emendas. Há duas semanas, os peemedebistas expuseram sua insatisfação depois que afilhados políticos da legenda foram demitidos da Infraero (estatal que administra os aeroportos).

A irritação foi tanta com as demissões que a cúpula do PMDB se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro Nelson Jobim para reclamar das demissões.
 

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa