A Executiva Estadual do PT inicia hoje as inscrições para os pré-candidatos a deputado estadual e federal que pretendem disputar as eleições de outubro. O prazo de inscrição vai até o dia 5 de maio. Para estadual, já consta os nomes do deputado estadual Jeová Campos, que vai tentar a reeleição; Frei Anastácio; Socorro Brito; Anísio Maia; Heron Japiassú; Terezinha Cavalcanti; os vereadores Benilton Lucena e Nelson Lira; Terezinha Cavalcanti; Bivar Duda, vereador de Santa Luzia; além de outros.
Na disputa por vagas na Câmara já oficializaram o deputado estadual Rodrigo Soares, presidente do PT na Paraíba; o deputado federal Luiz Couto, que tentará se reeleger; Júlio Rafael e José Magliano. Para se inscrever o pré-candidato deve ser filiado ao partido e obter a assinatura de apoio, no mínimo, de um terço dos membros do diretório regional.
“A direção vai estimular as candidaturas em todo o Estado para aumentar o número de postulantes, tanto homens como mulheres. Hoje, nós temos, concretamente, 16 candidaturas a deputado estadual e quatro a federal”, informou Rodrigo Soares.
Além das candidaturas, ele acrescentou que a Executiva Estadual já deliberou sobre a Jornada de Formação Política que vai oferecer cursos de capacitação e aperfeiçoamento político a 2.200 filiados: “dirigentes, parlamentares, prefeitos, ex-prefeitos e militantes”. O PT da Paraíba também construiu um calendário de formatação de propostas para a elaboração do programa de Governo no Estado.
“Queremos, com isso, construir um projeto de desenvolvimento para a Paraíba, já adotado no Brasil pelo Governo Lula”, disse. Uma série de reuniões está marcada entre movimentos sindicais e secretários estaduais do PT, Anselmo Castilho, Giucélia Figueiredo (Desenvolvimento Humano) e Rodrigo Freire (PBTur). As reuniões serão coordenadas pelo professor Márcio Caniella, da Universidade Federal de Campina Grande.