Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Psiquiatra Alfredo Minervino recebe Medalha Cidade de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O psiquiatra Alfredo José Minervino recebeu durante uma sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira, 15, no plenário da Câmara Municipal, a Medalha Cidade de João Pessoa. A homenagem foi proposta pela vereadora Fabíola Rezende (PSB) que enalteceu na oportunidade o trabalho realizado pelo médico.

“Doutor Minervino é uma referência na psiquiatria em todo o Brasil. Temente a Deus, doutor Alfredo Minervino cumpre a missão de cuidar e ajudar os que mais precisam nessa área tão complexa e fascinante que é a mente humana, a psiquiatria”, frisou Fabíola Rezende. A vereadora ressaltou as qualidades de Alfredo Minervino também como ser humano, “Ele tem o compromisso do médico cidadão, procurando ajudar pessoas sem condições de realizar tratamentos psiquiátricos”, afirmou.

A vereadora acrescentou: “A entrega dessa medalha é uma forma de agradecimento da sociedade pessoense. É um muito obrigado por abraçar essa missão e, na sua área, representar com excelência a cidade de João Pessoa”.

Prestigiando a solenidade de entrega da Medalha Cidade de João Pessoa, o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o médico João Modesto salientou que a homenagem a Alfredo Minervino se estende a todos os médicos paraibanos. “É muito justa essa homenagem a Alfredo, reconhecido um grande nome da psiquiatria no país, que só eleva a Medicina paraibana, o que acaba se tornando uma homenagem também a todos os médicos paraibanos”, afirmou.

O médico Alfredo Minervino falou emocionado sobre receber a Medalha Cidade de João Pessoa. “Eu queria agradecer a homenagem e, sobretudo, o mais importante para mim, o carinho. Queria agradecer ao meu professor, o doutor João Modesto, por estar aqui presente. Agradecer, principalmente, a você vereadora Fabíola pela condição que me traz essa honraria. E me vem através de uma pessoa que trata com aqueles que não sabem falar, que são abandonados e que, possivelmente, sem ajuda dela, teriam perdido as suas vidas, que são os animais abandonados. Uma homenagem vinda de uma pessoa assim me torna muito mais responsável e cônscio do valor que essa homenagem tem”, comentou.

Alfredo Minervino lembrou da sua trajetória na medicina e renovou o compromisso em prosseguir cumprindo a missão de cuidar das pessoas. “A importância de receber uma medalha dessa é tornar a psiquiatria paraibana reconhecida pelo seu trabalho, pela sua informação e, principalmente, pelo resultado do que seria o tratamento do transtorno mental”, comentou. Ele acrescentou: “A humanização da psiquiatria seria tratar o paciente como tratar a si mesmo, mas não o colocar numa condição de piedade, mas uma condição de ajudá-lo, mas, principalmente, torná-lo bem de volta à família e de volta ao seu trabalho”.

O homenageado agradeceu, emocionado, à filha Gabriela, que não pôde estar presente à solenidade, e também à esposa, companheira de 35 anos, Carla Alexandra Moita Minervino, e ao filho Rafael Victor, que começa a seguir a carreira do pai, pois é estudante de medicina. Os três acompanharam a solenidade. Ele também agradeceu a mãe, Katia Scarlet Lins Minervino e a tia, a médica Fátima Braga, que também participaram da solenidade, assim como aos demais parentes e amigos.

O homenageado

O psiquiatra Alfredo Minervino é vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), professor da Universidade Federal da Paraíba e chefe da unidade de psiquiatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), coordenando, também, a Residência Médica em psiquiatria do mesmo hospital.

Mestre em Neuropsiquiatria pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorando em Bioética pela Universidade do Porto, Portugal, o psiquiatra Alfredo Minervino é autor de 28 obras bibliográficas publicadas em universidades e revistas nacionais e internacionais. Ele é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no ano de 1996 e fez residência médica com especialidade em psiquiatria no Hospital Ulysses Pernambucano, pela Secretária de Estado da Saúde de Pernambuco.

Além disso, o médico Alfredo Minervino lecionou no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e é proprietário e atende na Clínica Mental Health, localizada no Edifício Trade Office Center, em João Pessoa. Ele é referência nacional na área de psiquiatria e acompanha pacientes de todo o Brasil e até do exterior.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente