Próximo eclipse da Lua já tem data; veja vídeo do fenômeno registrado nesta sexta

O mundo observou nessa sexta-feira (27) o eclipse da Lua e, na Paraíba, A Associação Paraibana de Astronomia (APA) montou pontos de observaçã em três municípios, mas as condições climáticas não permitiram que o fenômeno fosse visto com clareza. A concentração em João Pessoa foi em um shopping na orla de Manaíra.

Observatórios de várias partes do mundo transmitiam imagens do momento do eclipse e houve transmissão no shopping, além do revesamento no uso do telescópio instalado para o público no local.

Segundo a APA, em Taperoá e em Maturéia, as pessoas puderam ver sem nuvens o eclipse na fase parcial, mas a totalidade foi encoberta pelo tempo nebuloso. Alex Fernandes, de Piancó, registrou o eclipse no vídeo publicado em sua conta no Facebook.

“Aparentemente estamos aqui falando de um evento frustrado, e é óbvio que houve realmente uma frustração, afinal de contas foi muito tempo de preparação e organização desses eventos tanto por parte da APA, quanto das pessoas que vieram assistir. Entretanto houve também um sentimento muito bom em ver o interesse que um evento astronômico como um eclipse desperta nas pessoas, que mesmo diante de condições completamente adversas, reservaram parte do seu tempo na esperança de talvez conseguir observar o eclipse”, declarou Marcelo Zurita, membro da Associação Paraibana de Astronomia.

Segundo ele, o próximo eclipse já tem data para acontecer. “Todos estavam interessados em conhecer mais e entender como funcionam os telescópios e saber como poderiam acompanhar futuros eventos. Tudo isso nos dá uma grande satisfação e a esperança de que no dia 20 de janeiro de 2019, quando ocorrerá o próximo eclipse lunar, a coisa vai ser diferente, e poderíamos contemplar junto a esse público maravilhoso um verdadeiro espetáculo, no céu e na Terra.”

Comentários