Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Protesto contra MP 905 vai atrasar hoje abertura das agências bancárias em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta quinta-feira, 21 de novembro, os bancários vão retardar a abertura do expediente ao público em uma hora nas agências de João Pessoa, dentro das atividades do Dia Nacional de Luta contra a MP 905/2019, em defesa do fim de semana do bancário e pela manutenção da distribuição da PLR, da jornada de seis horas diárias e das 30 horas semanais.

Uma semana após a edição da MP 905, a população brasileira deixou claro – na consulta online feita no Site do Senado Federal – que não apoia mais esse ataque do governo neoliberal aos direitos da classe trabalhadora, que vai sofrendo mais derrotas a cada reforma, além de perder o direito a uma aposentadoria digna com a reforma da Previdência.

E essa medida provisória já denominada de “Bolsa Patrão”, está recheada de itens encomendados pelos banqueiros e, naturalmente, vai atingir em cheio os bancários: a jornada de seis horas diárias e 30 horas semanais será mantida apenas para operadores de caixa e os demais vão trabalhar oito horas diárias; abre a possibilidade de a categoria trabalhar aos sábados, domingos e feriados; e ameaça a distribuição da Parcela de Lucros e Resultados (PLR) nos moldes atuais.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida esclarece à sociedade que a conquista da jornada de seis horas não é um privilégio concedido pelos banqueiros, mas uma conquista da categoria em compensação ao desgaste pela natureza do serviço executado por bancários e bancárias.

“Para produzir os lucros fabulosos dos bancos, bancárias e bancários sofrem todo o tipo de pressão no cumprimento de metas abusivas, muitas vezes em condições precárias de trabalho e sobrecarregados pela falta de funcionários, que concorrem para o adoecimento. O Dieese compilou dados do INSS que apontam que, em 2013, os transtornos mentais deixaram para trás as lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/Dort) e se tornaram a principal causa de afastamento para tratamento de saúde na categoria bancária. Agora, imagine o que poderá acontecer com bancárias e bancários se a jornada passar de seis para oito horas diárias e os bancários tiverem que trabalhar aos sábados, domingos e feriados. É por isso que somos contra a MP 905, elaborada para atender a ganância dos banqueiros”, concluiu Lindonjhonson Almeida.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Central de Polícia em JP

Preso em João Pessoa correspondente bancário que aplicava golpes em aposentados

cometa do diabo FOTO caio correia observatorio nacional

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

alagamento chuva cbtu

Chuvas intensas atingem Grande João Pessoa; há quedas de árvores e pontos de alagamento

coronavirus covid19 mascara FOTO Pixabay

Infogripe: Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória na Paraíba

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública