Pros quer fiscalização da Procuradoria na divulgação de pesquisas

O presidente do diretório regional do Pros na Paraíba, Moises Gouveia de Araújo, solicitou à Procuradoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) a inclusão de forma correta do nome do seu pré-candidato ao governo da Paraíba este ano, Major Fábio.  O Pros requereu ainda que a Procuradoria fiscalize e informe as empresas de comunicação a obedecerem às resoluções eleitorais, sob pena das sanções penais e administrativas, bem como a divulgação na integralidade dos cenários possíveis apresentados nos questionamentos apresentados aos eleitores em pesquisa.
 
O presidente observou “ilegalidades encontradas e inobservâncias por parte das entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatos”.
 
Segundo ele as primeiras pesquisas registradas por veículos de comunicação da Paraíba excluíram, ou apresentaram o pré-candidato do Pros de forma equivocada.
 
-Isso vem de certa forma induzindo o eleitor a erro, apresentando o deputado federal Major Fábio como Fábio Rodrigues. O apelo que estamos fazendo é no sentido de apresentar o nosso candidato – na simulação estimulada – com o seu nome político, já amplamente divulgado, como Major Fábio, alertou o presidente do Pros.
 
Ele reforçou sua solicitação de que as próximas pesquisas tragam a alteração requerida. Segundo ele, às empresas que divulgam tais pesquisas estão ferindo a legislação eleitoral, em especial a Res. 23.400/2014, ao omitirem a pretensão do eleitorado quanto ao pré-candidato Major Fábio.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.