Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Promotoria firma termo de ajustamento com Prefeitura de Itabaiana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A promotoria de Justiça de Itabaiana firmou, no último dia 15, um Termo de Ajustamento de Conduta com o município de Itabaiana para fiscalizar o uso indevido do espaço público, principalmente as calçadas das ruas principais do centro.
 
A promotora de Justiça Miriam Pereira Vasconcelos disse que a medida foi tomada após receber informações de que os comerciantes estabelecidos no centro de Itabaiana têm utilizado, de forma indevida, as calçadas e até mesmo as ruas, mesmo em dias que não são de feira livre, para exposição de mercadorias, dentre outros itens, prejudicando a mobilidade dos automóveis e pedestres, em total afronta aos direitos de acessibilidade.
 
“O direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros deve ser garantido, qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar, liberdade esta que inclui a possibilidade de se caminhar livremente pelos passeios públicos ou de se transitar pelas ruas sem se deparar com desníveis, barracas, mercadorias”, disse Miriam.
 
A promotora acrescentou ainda que já havia uma Recomendação Ministerial da então Promotora de Justiça com exercício em 2013 para coibir o uso indevido do espaço público, mas mesmo assim os munícipes não estão respeitando. “Daí a necessidade premente do poder público fazer a parte dele, exercendo o seu poder de polícia fiscalizatório e punitivo”, relatou.
 
No termo de ajustamento de conduta, a prefeitura de Itabaiana se comprometeu a adotar providências necessárias para coibir os comerciantes de armazenar seus produtos em local adequado, deixando o espaço público para os fins a que foram destinados e a propiciar um espaço de passagem para que o pedestre possa caminhar livremente e com segurança.
 
Ficou pactuado também entre o Ministério Público e o Município que, primeiramente, haverá uma campanha pedagógica e educativa realizada pela setor de comunicação da Prefeitura para conscientizar a população acerca da necessidade de se respeitar o uso correto do espaço público. No dia 08 de outubro, a partir das 19h30, no AABB local, haverá uma audiência pública com o objetivo de esclarecer para a população a situação enfocada.
 
Ela disse ainda que um projeto de lei já está sendo elaborado pelo executivo de itabaiana para cobrança de multa para a hipótese de descumprimento da norma. E o prefeito também se comprometeu a envidar esforços para construir uma Praça da Alimentação, a fim de relocar, num futuro próximo, parte do comércio ambulante.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa