Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Promotoria da Cidadania resgata idoso mantido em cativeiro em Tambaú

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e Direitos Fundamentais realizou, nessa segunda-feira (18/03), em conjunto com a Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de João Pessoa e Serviço de Atendimento Móvel (Samu), o resgate de um idoso de 75 anos que era mantido em cativeiro, no bairro de Tambaú.

Segundo a promotora Sônia Maria de Paula Maia, o resgate ocorreu em cumprimento de uma medida judicial de proteção ao idoso determinada pelo juiz Alexandre Targino, após pedido do Ministério Público.

A promotora informou que o caso começou com uma série de denúncias recebidas, por telefone, pedindo providências, inicialmente ao Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de JP e, posteriormente, à Promotoria de Justiça, quanto à situação de um idoso cadeirante, que morava com as duas supostas filhas, em apartamento locado.

“O idoso, conforme a denúncia, estaria sendo vítima de negligência familiar, cárcere privado e maus-tratos, evidenciados pelos gritos angustiantes de dor e pedido de socorro, externados dia após dia, além do odor insuportável de falta de higienização do imóvel e mau cheiro de urina que exalava por todo o pavimento, gerando preocupação de todos os condôminos, em virtude de nenhum membro da família ser visto nas dependências comuns do prédio e ser costume das filhas só saírem da unidade habitacional pelas madrugadas”, explicou a promotora.

Sônia Maia disse ainda que o caso já havia sido objeto de averiguação por parte do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), em duas ocasiões, mas a equipe técnica não conseguiu obter nenhum dado a respeito do idoso, tendo em vista ninguém ter atendido ao telefone nem às solicitações de permissão para visita domiciliar.

Posteriormente, a promotoria deliberou uma nova visita domiciliar ficando a diligência a cargo da Delegacia do Idoso. Entretanto, mais uma vez a ação dos agentes de investigação não obtiveram êxito em conseguir contato com o idoso. “Os agentes tentaram dialogar com as mulheres à porta do apartamento, hermeticamente fechado e, inclusive, com as brechas das portas isoladas com isopor, como forma de tornar inaudível o som e o movimento das pessoas no interior do imóvel”, acrescentou a promotora.

Diante dos indícios de violação, a promotora requereu no plantão judiciário do último final de semana a aplicação de medida de proteção ao idoso com fundamento no artigo 45 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que foi deferida pelo juiz, determinando a entrada coercitiva da força policial. O objetivo da medida foi a aferição do estado de saúde física e mental do idoso e a defesa dos seus direitos fundamentais, indisponíveis e inalienáveis, relativos à preservação da vida, da liberdade de ir e vir e da dignidade humana.

No resgate, ficou constatada a procedência da denúncia, tendo ficado configurado o confinamento do idoso, de 75 anos, militar aposentado, com sinais de demência senil, bastante debilitado, que era mantido em cativeiro, em ambiente fétido e em condições sub-humanas. “Por orientação do médico e da equipe interdisciplinar do SAD, o idoso foi conduzido em ambulância do Samu para uma unidade de pronto atendimento, onde ficou internado, aguardando a regulação de leitos na rede do Município, para tratamento especializado”.

Em relação às mulheres, não foi apresentado nenhum documento que comprove que são filhas do idoso. A delegada do Idoso, Vera Lúcia de Lima Soares, ficou incumbida de instaurar um inquérito policial para apuração de eventual crime em desfavor do idoso, conforme o artigo 99 do Estatuto.

Participaram do resgate o assessor jurídico João Fernandes e a estagiária voluntária Kaline Gomes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado

PMJP e Hospital Padre Zé

Prefeitura de João Pessoa assina contrato com Hospital Padre Zé e amplia assistência

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ