Promotoria apura suposição de propina no Jampa Digital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai investigar a insinuação de pagamento de propina a agentes públicos, a efetiva entrega de equipamentos e o funcionamento do projeto “Jampa Digital”. Nesta terça-feira (27), a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital requisitou à Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa cópias de documentos relacionados ao projeto que previa oferecer internet gratuita e sem fio a todos os pessoenses.
 
Os documentos vão integrar o inquérito civil público instaurado em setembro do ano passado para apurar denúncias de fraudes no processo licitatório de instalação de banda larga em João Pessoa e a suspeita de superfaturamento de preços praticado pela empresa Idea Digital, responsável pela execução do projeto de inclusão digital.
 
Segundo o promotor de Justiça João Benjamim Delgado Neto, a secretaria deverá encaminhar no prazo de 15 dias à Promotoria do Patrimônio Público comprovantes de despesas empenhadas em favor da Idea Digital, como notas fiscais e ordens de pagamento bancário, por exemplo.
 
O MPPB também requisitou à secretaria o envio de fotocópia integral do convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Ministério da Ciência e Tecnologia para a execução do “Jampa Digital”.
 
Denúncias – Em denúncia veiculada no último domingo (25), o programa “Fantástico” mostrou que o projeto “Jampa Digital” não está funcionando, dois anos após o seu lançamento.
 
Na segunda-feira (26), o procurador-geral de Justiça Oswaldo Trigueiro do Valle Filho ressaltou a necessidade de uma “investigação profunda” dos fatos e encaminhou à Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital o ofício do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, sobre as denúncias.

No Fantástico, um representante da Ideia Digital foi flagrado oferecendo propina a um prodiutor da Globo que se fazia passar por secretário de um município fictício. Por causa deste fato, o MPPB quer apurar se haveria ocorrido fato parecido no contrato de João Pessoa, o que é negado veementemente pelo procurador geral do Município, Vandalberto Carvalho e pelos auxiliares municipais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

Paraíba tem 24 apostas ganhadoras na Mega-Sena; prêmio principal acumula em R$ 35 milhões

Onda de calor atinge 12 municípios da Paraíba com temperaturas até 5ºC mais altas

Mulher é internada após ser apedrejada na cabeça em Sumé e marido é suspeito do crime

FAB envia quinto voo para resgatar brasileiros no Líbano

Polícia Civil prende foragido da Justiça investigado por estuprar duas crianças na Paraíba

Paraíba é estado do Nordeste com mais casos de violência política no 1º turno, mostra pesquisa

Ary Toledo, humorista popular no rádio e na TV, morre aos 87 anos

Setor de serviços na Paraíba registra crescimento de 2,7% em agosto, aponta pesquisa do IBGE

Temporal deixa três mortos no interior de São Paulo

Marcelo Queiroga e Sérgio Queiroz realizam caminhada no Bairro das Indústrias neste sábado