Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Promotor recomenda que Procon fiscalize atacadistas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em audiência realizada na tarde de ontem na Curadoria dos Direitos do Cidadão, e presidida pelo Promotor de Justiça do Consumidor, Bertrand Asfora, objetivando esclarecer denúncias de abuso contra o consumidor que estariam acontecendo nas duas maiores redes de atacado do município, terminou sem acordo.

A audiência que entrou pela noite, contou com as presenças dos representantes jurídicos dos atacadistas, bem como, da Coordenadora do Procon, Glauce Jacome, e do Presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Olimpio Oliveira. A reunião que terminou sem a assinatura do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), gerou a recomendação do Promotor Bertrand Asfora, para que o Procon Municipal realize inspeções nos estabelecimentos para constatar ou não os abusos contra os direitos do consumidor.

O Promotor também destacou que após a inspeção do Procon e o envio dos relatórios com as devidas autuações ao Ministério Público, estudará a possibilidade de ingressar na Justiça com uma Ação Civil Pública, objetivando coibir os possíveis abusos que vem gerando denúncias e descontentamentos dos consumidores.

A audiência foi ocasionada após o vereador Olimpio Oliveira provocar o Ministério Público através de ofício, bem como, de um requerimento de sua autoria, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Campina Grande, solicitando que a Curadoria do Consumidor averiguasse possíveis descumprimentos do Código do Consumidor, quando a conferência de produtos na saída dos atacadistas, bem como, do lacre de sacolas e bolsas nas portarias de algumas lojas.

Durante a Audiência, o vereador Olimpio Oliveira destacou aos dois advogados que representavam os atacadistas que, a justificativa deles em perpetuar as vistorias de compras nas portas das lojas, fragiliza a relação cliente e atacadista, pois, põe o consumidor em constrangimento ao mostrar suas compras para que os funcionários confiram novamente o que acabou de ser pago no caixa.

O vereador Olimpio Oliveira também alertou aos advogados que já ingressou na Câmara Municipal de Campina Grande com dois projetos de Lei, para dar um suporte legal ao Procon Municipal, pois a nova Lei se aprovada, proibirá definitivamente este tipo de invasão de privacidade onde o cliente é constrangido durante a vistoria em seu carrinho.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira