Promotor encontra pequenas irregularidades em inspeção no Santa Paula

A Promotoria de Justiça da Saúde da Capital realizou ontem uma inspeção no Hospital Santa Paula, localizado na região central de João Pessoa. O hospital privado é referência no tratamento de doenças cardíacas e atende pacientes da rede pública, através de convênio firmado com o  Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o promotor de Justiça João Geraldo Carneiro Barbosa, a unidade hospitalar dispõe de equipamentos modernos e de excelente higienização. Foram encontradas pequenas irregularidades em relação ao setor de farmácia. “Encontramos dois litros de mercúrio vencidos e ausência de registro dos profissionais no Conselho Regional de Farmácia. Além disso, o setor não dispõe de climatização adequada e o hospital tem um número insuficiente de profissionais de enfermagem. A direção se prontificou a resolver o mais rápido possível esses problemas”, disse.

Participaram da inspeção, profissionais dos Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Vigilâncias Sanitárias.

Cirurgias cardíacas – Chamou a atenção do promotor de Justiça o fato de apenas uma das quatro salas de cirurgia cardíaca equipadas estar em funcionamento. A direção do hospital informou que as três salas estão desativadas porque não há equipe técnica. “Foi nos informado que as equipes que antes atendiam no Santa Paula passaram a receber mais incentivos remuneratórios para realizar as cirurgias cardíacas no HU (Hospital Universitário Lauro Wanderley) e no Hospital Infantil Arlinda Marques. Temos informações de que existe uma demanda reprimida por cirurgia cardíaca e por isso vamos conversar com a Secretaria Municipal de Saúde e com a direção do Santa Paula para encontrar uma solução para o problema, de forma a propiciar ao município mais um local, que é considerado de referência, em que se efetive essas cirurgias”, disse João Geraldo.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.