ProJovem Trabalhador inscreve 20.460 pessoas na Paraíba

A Secretaria do Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) divulgou hoje o número de inscritos no processo seletivo do Programa Projovem Trabalhador. No total, 20.460 jovens de 68 cidades da Paraíba fizeram inscrição on-line para concorrer às seis mil vagas oferecidas. O resultado da seleção será divulgado na próxima segunda-feira (31) no site do governo do Estado www.paraiba.pb.gov.br.

O Comitê Gestor do Projovem Trabalhador já começou o processo de seleção cujos critérios de desempate são: ser beneficiário do Programa Bolsa Família, ter menor renda per capita, maior idade e maior número de filhos.

Segundo Renildo Moraes, do Comitê Gestor, a quantidade de inscritos superou as expectativas. O município de João Pessoa teve o maior número de inscrições com 6.659. Já Campina Grande ficou em 2° lugar  com 1.988candidatos e Bayeux inscreveu 733 pessoas. Na quarta colocação ficou Sapé com 654 e Santa Rita ocupou a quinta colocação com 516 inscritos. A concorrência varia de acordo com a quantidade de vagas e cursos oferecidos em cada município.

“A procura gerou um mapa de demanda que vai servir de subsídio para negociações com o Ministério do Trabalho. A ampliação das vagas do programa previsto para 2010, sinalizada pelo ministro Carlos Luppi, foi de 15 mil vagas, mas vamos solicitar mais vagas”, disse a secretária do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo.

Os jovens de 18 a 29 anos selecionados terão que apresentar a documentação nas Secretarias de Assistência Social, Centros Sociais Urbanos, postos do Sine, Centro de Capacitação do Primeiro Emprego e entidades parceiras. As aulas começam em setembro e os endereços para entrega dos documentos será divulgado em conjunto com a lista dos jovens selecionados por município.

 Os jovens só receberão uma bolsa auxílio de R$ 120,00 durante cinco meses, mediante comprovação de 75% de frequência nas aulas dos cursos de capacitação oferecidos.

Os selecionados terão oportunidade de participar de uma das 200 turmas de capacitação para atuar em áreas como Telemática, Administração, Alimentação, Construção e Reparo, Metalmecânica, Vestuário, Turismo e Hospitalidade, Gráfica, Arte e Cultura, Esporte e Lazer e Agroextrativismo.

Documentos necessários

– Cópia do RG, CPF, Título de eleitor, carteira de Trabalho

– Comprovante de renda familiar (declaração de renda, cópia da carteira de trabalho de todos os membros da família);

– Comprovante de residência;

– Cópia do cartão do Bolsa Família, caso possua;

– Declaração de freqüência escolar na escola pública no curso regular de educação básica (ensino fundamental ou médio) ou cópia do certificado de conclusão do ensino médio;

– Cópia de certidão de nascimento ou casamento;

-Cópia da carteira de reservista

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.