Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto propõe teste vocacional para alunos da rede municipal de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os alunos das escolas públicas municipais de João Pessoa poderão contar com mais uma ferramenta,  para auxiliar na escolha de uma profissão ou carreira. O Programa de Teste Vocacional é um Projeto de Lei (PL), de autoria do vereador Eduardo Carneiro (PRTB), pretende nortear profissionalmente os alunos matriculados na última série do ensino fundamental da rede pública.

O documento, que tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), preconiza que as escolas públicas municipais ficam obrigadas a aplicar testes vocacionais gratuitos para todos aos alunos do último ano do Ensino Fundamental. Esses testes serão programados e aplicados por equipes técnicas especializadas na área de psicologia.

Em sua justificativa, Eduardo Carneiro defende que o PL tem por finalidade específica auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas potencialidades, já que a escolha da profissão é um passo muito importante que os jovens tem que tomar na vida e coincide com o período da adolescência.

O parlamentar ainda esclarece que a orientação vocacional nada mais é do que testes psicológicos que são aplicados ao aluno para que ele decida qual profissão ele tem mais afinidade. De acordo com ele, há ainda aplicação de técnicas de autoconhecimento aliadas as dinâmicas, avaliações e feiras de profissões que ajudam o aluno a escolher o melhor caminho para a profissão.

“Todas essas técnicas juntas podem ajudar os a jovens a ir pelo melhor caminho profissional. É claro que como em todas as decisões importantes e quase que definitivas existe o medo, a insegurança e uma das maneiras para tranquilizar o jovem nesta fase difícil é fazer o uso da orientação vocacional”, defende o vereador.

De acordo com ele, a preocupação acerca de que o jovem quer ou não fazer em relação a sua futura carreira, os seus interesses e talentos, o mercado de trabalho e a real possibilidade de atuar em uma profissão que lhe traga realizações, são alguns dos diversos fatores que influenciam na tomada de uma decisão importante.

“Essa será uma ferramenta importante, nos dias atuais, onde os jovens buscam o caminho para um futuro certo e seguro. O teste vocacional vem como um suporte, uma base para o autoconhecimento. Prestando esse tipo de atendimento aos jovens, principalmente os mais carentes, o Poder Público revela estar atento as necessidades dos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, orientando, guiando na busca de um futuro igualitário de oportunidades e estimulando seu crescimento profissional”, assevera.

De acordo com matéria, as condições técnico-operacionais e os objetivos específicos desses testes são de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa (Sedec)

Eduardo Carneiro deixa claro que a efetivação da lei não acarretará despesas extras ao Executivo, uma vez que o Poder Público Municipal dispõe de psicólogos que poderão aplicar os testes vocacionais.

Caso seja aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, o projeto se torna lei e entra em vigor na data de sua publicação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT