Projeto de Raissa Lacerda visa disciplinar acidentes de consumo na Capittal

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Durante uma reunião nesta quarta-feira (21), o Ministério Público da Paraíba (MP-PB) apresentou um projeto de organização para prevenção de acidentes de consumo na Paraíba, em parceria com outros órgãos públicos. Na ocasião, a vereadora Raissa Lacera expôs um projeto de lei municipal para disciplinar as informações sobre acidentes de consumo no Sistema de Informações para a Vigilância de Violências e Acidentes (Sivva), em João Pessoa.

O projeto tramita na Câmara Municipal e estabelece que os hospitais públicos e privados da Capital notifiquem compulsoriamente os acidentes de consumo, mesmo quando causados pelo uso correto de produtos e serviços, à Secretaria de Saúde do Município, para esta repassar os dados à Vigilância Sanitária.

De acordo com o projeto, a atuação dos órgãos parceiros terá o propósito de orientar empresas e prestadores de serviços sobre relações de consumo, direitos e obrigações, fazê-las cumprir cláusulas, além de divulgar e disseminar os direitos e deveres das relações de consumo. Acompanhar as cadeias produtivas e processos de distribuição para verificar as condições, fiscalizar o comércio clandestino, interditar, apreender e impedir estabelecimentos clandestinos e irregulares também são objetivos do projeto de lei.

Glauberto Bezerra, promotor do consumidor em João Pessoa, informou que através deste projeto, serão identificados nichos de maior ocorrência de acidentes de consumo. “Será estruturado um grupo de ação institucional para reduzir esse tipo de acidente, como também será desenvolvidas campanhas de esclarecimento e educação sobre direitos de relação de consumo”, afirma.

Entre os resultados em longo prazo, estão esperados a adoção de critérios de qualidade na produção e revenda de produtos e acidentes de consumo; consumidores esclarecidos quantos a seus direitos; órgãos incumbidos de promover o cumprimento legal das relações de consumo atuando de forma integrada e por cooperação contínua. Na próxima terça-feira (27) haverá outra reunião para tratar do tema. “Estamos sendo acompanhados pelo MP-PB na construção deste projeto, visto que será pioneiro no Brasil”, aponta a vereadora Raissa Lacerda.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Terminam hoje inscrições para concurso da Dataprev com salários de até R$ 9,1 mil

TRE determina que Lauremília Lucena volte a usar tornozeleira eletrônica

Anteriores

candidatosjp

Pesquisa Quaest aponta Cícero com 47% e Ruy com 17%; veja números

eduardopreso

Mentor da barbárie de Queimadas retorna à Paraíba e já está no PB1

vitorhugo12

Incêndio destrói 5 ônibus e um caminhão de merenda em Cabedelo

celular FOTO Pixabay

Eleições: site do TRE-PB informa sobre local de votação, e-Título, justificativa e dá outras instruções ao eleitor

Avião, Pixabay-Ilustrativa

Voo da FAB com 229 brasileiros deixa o Líbano

pollyan rebouças

TRE-PB indefere registro de candidato a prefeito acusado de forjar casamento em Mulungu

JPB2 globoplay

TV Cabo Branco divulga pesquisa para prefeito de João Pessoa neste sábado

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Pagamento de fianças pode ser feito via Pix nas delegacias da Paraíba

e-titulo aplicativo FOTO marcello casal jr agencia brasil

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

aviao FAB FOTO FAB

Voo da FAB para repatriação de brasileiros no Líbano decola de Lisboa