Projeto de Luiz Couto prevê hortas orgânicas e comunitárias em terrenos ociosos da União

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado Luiz Couto apresentou na Câmara Federal um projeto de lei, de sua autoria, que permite a utilização dos terrenos ociosos da união, nas cidades, para o cultivo de hortas comunitárias com produção de alimentos orgânicos e mudas para o paisagismo urbano.

O deputado espera que a votação final da matéria ocorra no inicio de agosto. Ele acrescenta que a iniciativa é de grande utilidade para o povo brasileiro, pois vai promover segurança alimentar com a produção de alimentos livres de veneno, como também, a melhoria ambiental das cidades.

A iniciativa foi aprovada na Câmara e encaminhada à Casa revisora em 2019. Em 26 de junho deste ano, o Senado Federal aprovou o projeto com emenda, com isso, ele volta agora a esta Casa para a apreciação da mudança sugerida.

O deputado enfatiza que ao propor a utilização de terrenos ociosos para hortas comunitárias, o principal intuito do projeto é beneficiar diretamente famílias de baixa renda que poderão ter acesso a uma fonte de alimento saudável, colhidos fresquinhos pela população.

“O povo brasileiro é criativo e vamos garantir as oportunidades esse é um projeto importante e digo isso, pois, em que pese à inequívoca melhora nos índices sociais e econômicos neste ano e meio de governo do presidente Lula, a insegurança alimentar ainda aflige muitas famílias em nosso País. Segundo mais recente PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda havia 21,6 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar em 2023.

Essas pessoas – apartadas da oportunidade de se alimentar com regularidade e com qualidade – poderão se organizar em associações, cooperativas e sindicatos e assim, solicitar a permissão de uso de terrenos ociosos para a prática de agricultura orgânica.

Ademais, os terrenos poderão ser utilizados também para cultivo de mudas destinadas ao paisagismo urbano. Observem que maravilha – além de beneficiar a alimentação das pessoas, a iniciativa contribui para a melhoria ambiental das cidades, criando espaços mais verdes e agradáveis para a convivência comunitária”.

Luiz Couto detalhou um pouco sobre o Projeto.

“Cabe destacar que nosso projeto, o PL nº 4.578, de 2016, teve o cuidado de estabelecer que a permissão de uso desses terrenos ociosos deve ser compatível com o plano diretor ou outras normas urbanísticas do Município.

O Senado Federal ainda enriqueceu a iniciativa ao acrescentar dispositivo que determina que a permissão de uso será gratuita, dispensada de licitação e pelo prazo de até 5 anos, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos em caso de haver interesse mútuo”.

O deputado disse que os terrenos ociosos passarão a ser utilizados para o cultivo da agricultura orgânica, vai promover a imprescindível segurança alimentar, como também incentivará a criação de espaços verdes nas cidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar de todos.

“E um projeto que me deixa muito entusiasmado, é uma linda proposta e vai beneficiar pessoas que não tem como se alimentar. Ou seja, trata-se de uma iniciativa de extrema relevância social, ambiental e urbanística”, reforçou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

chuva santa catarina FOTO coredec SC

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

dinheiro_real FOTO Pixabay

Governo da Paraíba paga segunda parcela do 13º salário dos servidores na segunda-feira

caso genivaldo gas viatura PRF sergipe

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo dentro de viatura com gás

preso FOTO Pixabay

Homem é preso suspeito de vários roubos e furtos em lojas de Patos durante a semana

iphone celular FOTO Pixabay

Polícia da Paraíba recupera, em Nova Floresta, ‘iPhone’ roubado em Natal

Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Supremo tem maioria para validar trabalho intermitente

mega sena FOTO marcelo camargo agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 27 milhões neste sábado

Detran_Paraíba

Detran-PB divulga mudanças no serviço de emplacamento a partir desta segunda-feira

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa__

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa