Duas iniciativas bem interessantes foram lançadas pela “Microsoft Participações”, SEBRAE Nacional, “Bertha” Capital e “Belvedere” Investimentos. Ambas são ações complementares, tendo o objetivo de “fomentar a educação e o empreendedorismo feminino, o chamado WE – Women Entrepreneurship”, no Brasil. A primeira inciativa tem foco na “educação empreendedora” e a segunda é um fundo de investimentos, o “Fundo WE”. Ambas são focadas no incentivo a negócios dirigidos ou com forte participação na gestão empresarial, de mulheres. A ideia é “ter ações inclusivas e englobar projetos em todo Brasil, oferecendo capacitação técnica e de negócios com investimento financeiro”, não importando a formação prévia das empreendedoras (seja de nível Superior ou de nível Técnico).
Programa “WE” (II)
No caso do “Fundo WE” as empresas de base tecnológica lideradas por mulheres (ou com participação societária delas) podem pleitear aportes, que variam de R$ 500 mil a R$ 5 milhões, para desenvolvimento de tecnologias “disruptivas”. Uma empresaria da Paraíba, Sra. Tâmela Fama, foi selecionada pelo “Programa WE”. Representando a CGS – empresa de TI (Tecnologia da Informação) sediada Campina Grande e que atua nacionalmente – Tâmela (que já está na terceira etapa do programa) apresentou a “Plataforma Mobile World Ctrl” (sistema de controle de pessoas através de pulseiras com chip NFC, voltado para agências de turismo) produto de uma Startup criada dentro da CGS. Esta Startup inclusive, já tem negócios relacionados ao World Ctrl em andamento nos Estados Unidos e Europa. Parabéns!
Mais um Cancelamento
Em comunicado divulgado na terça-feira passada, 25 de fevereiro, publicado no site do evento (wcbm.pngba.org) e enviado por e-mail a milhares de inscritos em todo o mundo, o comitê organizador da 6th Annual WCBM – World Conference on Business and Management (Sexta Conferência Mundial de Negócios e Gestão) cancelou o evento, que seria realizado no período de 1 a 4 do mês de julho deste ano. O motivo foi à crise de saúde pública em nível mundial, devido à epidemia do Vírus “COVID 19”. É o segundo evento internacional importante, cancelado nos últimos dez dias, devido ao vírus, causando enorme prejuízo financeiro. Neste caso, a ironia é que o tema deste ano do WCBM seria “Sustentabilidade e Desafios da Responsabilidade Social Corporativa – Uma Mudança de Paradigma”, com foco na teoria e na prática de novas ideias e perspectivas, sobre a prosperidade dos negócios globais, em um mundo cada vez mais conectado. “Negócios Globais” e “Mundo mais Conectado” (seja virtualmente pela Internet, seja pela Indústria da Aviação) são dois fatores que “ajudam” a rápida disseminação global do COVID 19.
Perdas se Acumulando
Ainda sobre o impacto econômico da epidemia do COVID 19, uma matéria publicada no portal da revista brasileira “Flap”, especializada em aviação, trás informações sobre um levantamento da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) sobre o “potencial de perdas” das empresas aéreas com a epidemia. Para a IATA, na região “Ásia-Pacífico (cujo principal mercado é a China, foco da epidemia de COVID 19) deverá ter uma perda de 13% da demanda de passageiros durante 2020”, acarretando uma “perda de receita de quase US$ 28 bilhões” (R$ 123 bilhões). Falta calcular as perdas em outras regiões do mundo. De qualquer forma, tudo indica que o PIB mundial neste ano vai “encolher” e as “consequências econômicas geradas pelo vírus”, ainda estão sendo avaliadas pela Indústria da Aviação nas outras regiões do mundo.