Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Programa Praça da Gente vai a Cajazeiras neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Programa Praça da Gente, do Governo do Estado, se instala neste sábado, 5, no município de Cajazeiras, Alto Sertão paraibano, levando vários serviços de saúde e cidadania à população da região. O atendimento será feito a partir das 7h, na Praça das Oiticicas, no Centro da cidade. Em cinco unidades móveis e 25 tendas, serão realizadas consultas médicas, coleta de sangue, cadastro para doação de medula óssea, palestras, exposições, orientações, cursos, exibição de filmes, distribuição de sementes, cortes de cabelo e outros serviços. Mais de 200 profissionais do Estado, de órgãos parceiros e da Prefeitura de Cajazeiras vão trabalhar no atendimento à população.

Em plena praça, 20 casais vão oficializar as suas uniões. Os casamentos fazem parte dos serviços de cidadania disponibilizados pelo programa, que oferece ainda, emissão de documentos pessoais, divórcios, averbações, boletins de ocorrência e orientações jurídicas, entre outros. O dia também será de lazer para a população, que vai poder assistir a apresentações musicais e artísticas. No "Espaço da Oftalmologia" serão realizadas mais de 300 consultas, com direito a óculos de grau. Já no ‘Espaço Fique Sabendo’, as pessoas poderão fazer o teste rápido da Aids, que fica pronto em 15 minutos. No ‘Espaço Saúde Bucal’, crianças e adolescentes recebem aplicação de flúor, orientações sobre escovação e ganham kit com escova e creme dental.

Entre os outros serviços de saúde oferecidos no "Praça da Gente" estão consultas em clínicas de mastologia e dermatologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água.

Mais de 40 mil atendimentos – Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Programa Praça da Gente foi lançado no dia 31 de outubro em Guarabira e já passou também por Patos, somando 42.308 atendimentos nos dois municípios. Para o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, o programa tem um efeito educativo importante, ao conscientizar as pessoas sobre a importância de buscar a prevenção e o tratamento para diversas doenças.

“Temos um programa parecido aqui no município e a gente percebe, pelas estatísticas, que quando se concentra vários atendimentos num único local, os efeitos são maiores. Quando o Estado vai ao encontro do cidadão, temos um efeito educativo e multiplicador da consciência da educação em saúde, porque aquela pessoa que vai buscar o serviço, também acaba convencendo outras a fazer a mesma coisa”, disse.

O programa é coordenado pela SES – que disponibiliza toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen – e conta com serviços das secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; Casa Civil do Governador; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater; Empasa; Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União; INSS; Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023