Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Programa oferece abatimento em viagens intermunicipais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O programa "Paraíba Integrada” tornou a Paraíba o primeiro estado do país a realizar a integração entre os ônibus que fazem viagens intermunicipais. O programa, de autoria do Governo do Estado e operacionalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), teve início em maio de 2011 e beneficia centenas de passageiros por mês. Somente em janeiro passado, foram 910 pedidos de integração entre as cidades de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. 

 
O programa favorece o passageiro que necessita trafegar em dois trechos para chegar ao seu destino final. Ou seja, ele paga o primeiro trecho de forma normal e, na hora de comprar o bilhete do segundo trecho, pede a integração, o que lhe garante um desconto de 50%. Dessa forma, o passageiro troca gradativamente o transporte clandestino pelo transporte público de qualidade, o que lhe traz economia e segurança.
 
Com o programa, ocorreu um aumento significativo de passageiros que utilizam o transporte público como meio principal de deslocamento entre cidades – tendo em vista que, nos últimos dez anos, o terminal rodoviário de João Pessoa teve diminuição de 50% no movimento. Entre 3 de maio de 2011 e 31 de dezembro de 2011, foram feitas 3.690 integrações.
 
Como é – A integração é feita por meio de um sistema que interliga as cidades e as empresas de ônibus a um único banco de dados, no qual é formulada a integração com eficiência e rapidez na confecção do bilhete que dá direito ao desconto. Esse sistema é operacionalizado pelo DER-PB e pela empresa V-Soft. 
 
O "Paraíba Integrada” incentiva a melhoria e a modernização da frota de ônibus, além de garantir maior movimentação de passageiros. O programa também cria novas linhas, junto com o programa de recuperação de estradas "Caminhos da Paraíba.”
 
Aceitação – O programa teve boa aceitação por parte dos passageiros e também das empresas de transporte – e já é possível notar que aumentou a utilização do transporte público intermunicipal, com menos de um ano de funcionamento.
 
Em todo o Estado, foram instalados nove postos de atendimentos, todos nos terminais rodoviários de passageiros, sendo dois em João Pessoa, dois em Campina Grande e um nas cidades de Cajazeiras, Sousa, Patos, Itabaiana e Guarabira. Conhecidos como "totem”, os equipamentos estão instalados nos setores de desembarques dos terminais.
 
A coordenação do "Paraíba Integrada” lembra que, para que o usuário do transporte coletivo intermunicipal tenha direito à meia passagem, é necessário que, ao comprar o bilhete, avise que quer integrar, informando a origem e o destino. Só assim o sistema poderá emitir o bilhete térmico, que valida sua integração.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam em JP

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam no Projeto Seis e Meia

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos