Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Programa mobiliza agricultores familiares em mutirão de silagem na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

João Pessoa (PB), 30 de outubro de 2020 – Produtores da zona rural paraibana se mobilizaram em mutirão para instalação de 100 silos de suporte forrageiro para o gado leiteiro em Barra de Santana (a 169km da capital). A iniciativa, que deve garantir o alimento dos animais nos períodos de estiagem em toda a região, é resultado da mobilização da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira no Cariri Oriental Paraibano, conduzida pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste.

Nesse período de pandemia, o Prodeter vem conduzindo reuniões virtuais para encontrar soluções e alavancar a economia de territórios mapeados no Estado. A instalação dos silos e feno é mais um resultado dos encontros e ocorreu nas comunidades rurais de Serrinha, Pedra D’agua, Curimatã, Salinas, Lagoa do Boi, Torres, Caboclo, Bela Vista e Pedro Paz. No total, foram armazenadas 800 toneladas de compostos de capim de corte, sorgo, palhas de milho e capim nativos, além de outros materiais secos e protéicos, que servem de suplemento alimentar para as vacas de leite. Além do grupo gestor do Fórum de Desenvolvimento Territorial do Cariri Paraibano, a iniciativa contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Associação dos Produtores de Leite de Barra de Santana.

O agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Nicodemos Barbosa da Silva, participa da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira pelo Prodeter e explica a necessidade de busca de alternativas de convivência com a seca, incluindo o cenário que pandemia trouxe para a economia. “O ano trouxe desafios aos produtores e os alertou para a necessidade de estarem preparados para produção de leite em qualquer cenário. A partir das discussões no fórum e considerando o Plano de Ação Territorial do Prodeter, o suporte forrageiro foi elencado como ação prioritária e por isso houve esse estímulo dos produtores para a construção de silos e feno em toda área rural”, destacou o agente.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Medeiros, ressalta o trabalho de silagem feito pelos próprios agricultores familiares produtores de leite, com redução de custos de mão de obra e visando garantir as atividades dos produtores. “Nós realizamos esse mutirão e guardamos alimentos até o fim do ano, que são considerados difíceis. Vamos buscar mais alimentos para que o gado possa manter a produção de leite”, destacou Paulo Medeiros.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional