Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Programa do TCE recebe prêmio nacional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Programa Voluntários do Controle Externo (VOCÊ), lançado em junho de 2007 pelo Tribunal de Contas da Paraíba, vai receber, terça-feira, 12, em Brasília, o Prêmio Sérgio Arouca, iniciativa com a qual o Ministério da Saúde reconhece e contempla, em âmbito nacional, experiências exitosas de promoção da saúde pública.

O prêmio será entregue ao ex-presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana, por quem o VOCÊ foi criado. Trata-se de um projeto de controle social sem precedente no País. Envolve pessoas idosas voluntariamente inscritas para inspeções a mais de 500 Postos de Saúde da Família instalados em cidades paraibanas, onde tem contribuído para a solução de problemas decorrentes da falta de equipamentos, médicos e remédios.

“O VOCÊ funciona da seguinte maneira: depois de orientados por auditores, os voluntários vão a campo para observar os serviços de saúde. As falhas são apontadas ao TCE que, em seguida, convoca as Prefeituras para as necessárias correções. O Tribunal e os prefeitos firmam, em seguida, um Pacto de Ajustamento de Conduta que, se descumprido, terá peso no futuro julgamento de contas municipais”, explica o conselheiro Arnóbio Viana.

A premiação foi informada na última sessão plenária do TCE pelo atual presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz. Ao parabenizar o antecessor, ele ressaltou que está à frente de um Tribunal acostumado à continuidade administrativa. “E é o que trataremos de fazer em relação ao Voluntários do Controle Externo, programa agora repassado à coordenação direta da Auditoria”, disse Nominando.

O prêmio instituído em 2005 homenageia o sanitarista Sérgio Arouca, uma das grandes lideranças do Movimento da Reforma Sanitária, coordenador da 8ª Conferência Nacional de Saúde Pública e o primeiro titular da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. Incentiva experiências bem sucedidas de gestão participativa em serviços, organizações ou sistemas de saúde e, também, trabalhos acadêmicos sobre esse tipo de gestão no SUS.

“O VOCÊ serve a um projeto de evolução cidadã, à inserção social do idoso e à utilização de suas experiências, numa fase da vida em que ele é costumeiramente esquecido”, comenta Arnóbio Viana.

Lançado a partir de Cabedelo, o Programa já atua em 23 municípios, São eles João Pessoa, Patos, Guarabira e Campina Grande. Também, Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Fagundes, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Logradouro, Massaranduba, Mulungu, Pirpirituba, Pilõezinhos, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Serra da Raiz e Sertãozinho

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente