Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Programa de intercâmbio para estudantes da Paraíba é premiado na Hungria

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ex-intercambista de destaque do Gira Mundo, Alysson Rodrigues, representou a Paraíba em Budapeste, na Hungria. Ele recebeu em nome do estado o prêmio internacional conferido pela AFS Intercultural Program pela contribuição do programa educacional do Governo da Paraíba na defesa das relações interculturais entre as nações. A solenidade foi na quinta-feira (27).

O Gira Mundo é realizado pelo Governo do Estado desde 2016, através da Secretaria de Estado da Educação (SEE). A premiação aconteceu durante a IV Conferência Global da AFS, a maior e mais antiga organização de intercâmbios para jovens do mundo, com sede em Nova Iorque. Entre milhares de projetos inscritos desenvolvidos em 180 países, o estado teve quatro deles aprovados.

Alysson foi escolhido para receber o prêmio devido ao destaque do projeto que desenvolveu após o retorno do Canadá, que foi selecionado pela IV Conferência Global da AFS. Hoje ele é aluno de Odontologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em 2016, era aluno da Escola Professor José Gaudêncio, na cidade de Serra Branca e, através do Programa Gira Mundo, participou do intercâmbio Paraíba-Canadá.

Para Alysson, o sentimento é de orgulho porque “o trabalho da Paraíba com a educação foi reconhecido internacionalmente. Inclusive, não só como um grande projeto da educação, mas como uma forma de transformar o mundo, de preparar o cidadão para o mundo globalizado por se preocupar com formação completa do indivíduo”.

O coordenador do Gira Mundo na Paraíba, Tulhio Serrano, destacou que “o resultado dessa premiação é fruto da consolidação da política pública de internacionalização do Governo do Estado por meio do Programa Gira Mundo, que tem transformado a vida dos estudantes da Paraíba, elevando o índice da educação”.

O evento

O tema do evento de 2018 foi “Competência Global: Nosso Futuro, Nossa Responsabilidade”. Para a AFS, a competência global é essencial para as escolas, locais de trabalho e sociedades do século XXI. No mundo interconectado, as pessoas devem saber aprender, trabalhar, se comunicar e conviver através das diferenças. Para fazer isso, precisam trabalhar juntos para definir práticas inovadoras e sustentáveis ​​que levem à competência global.

Gira Mundo

O programa Gira Mundo teve início em 2016 e até o momento já levou ao exterior 350 estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, e até o final do ano serão 155 professores que fizeram intercâmbio para Finlândia e Israel. Os estudantes participaram de intercâmbios nos seguintes países: Canadá, Espanha, Portugal e Argentina.

AFS Intercultural Programs

É uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, existente em comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio para ajudar as pessoas a desenvolver conhecimentos, habilidades e o entendimento necessário para criar um mundo mais justo e pacífico.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

7efa1fa809712137e62ae45fe4983881

Desembargadora rejeita recurso do PSOL do “L” e prevê plenária obrigatória

WhatsApp Image 2024-07-17 at 17.42.21

Sebrae participa da realização da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba em Cuité

CelestEpitacioPessoa_fotoGilbertoFirmino-34-scaled

Celest abre inscrições para mais de 700 vagas nos cursos de línguas estrangeiras neste sábado

prova

Prefeitura de Princesa Isabel abre inscrições para concurso nesta quarta

aumento_gazolina_rj_0506202742

MPPB recomenda Procon-CG autuar distribuidores e postos de combustíveis que estão descumprindo reajuste da Petrobras

WhatsApp Image 2024-07-17 at 13.35.57

Presidente da FPF-PB vai ser a chefe da delegação da seleção brasileira feminina nas Olimpíadas

Design-sem-nome-2024-07-17T135326.590

Caminhão de frutas tomba e deixa motorista ferido em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba

WhatsApp Image 2024-07-17 at 15.32.09

Servidores do INSS rejeitam proposta do governo e continuam em greve

Canal-Solar-GECEX-revoga-mais-de-200-ex-tarifarios-de-equipamentos-fotovoltaicos-1-1

Procon-JP notifica Energisa após repasse de imposto sem aviso prévio em contas residenciais

c0a22336-d208-353e-23f3-db117e4760eb

PSB e Republicanos de Sobrado realizam convenção dia 21 para homologar nomes de Guilherme Coelho e Marlon Brand