Durante toda esta terça-feira, dia 30, na Unidade Demonstrativa do Programa na Fazenda Mata, em Amparo, interior da Paraíba, equipes do Programa irão ministrar palestras e apresentar como funcionam os sistemas de aproveitamento sustentável do efluente salino. A Unidade Demonstrativa da Paraíba serve de modelo para a disseminação da técnica e, por isso, são realizadas, periodicamente, visitas, exposições, aulas e demonstrações no local.
O Programa Água Doce visa o estabelecimento de uma política pública permanente, por meio da implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental para levar água de boa qualidade às populações de baixa renda em localidades do semi-árido. O Programa foi lançado em 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente com o apoio da Fundação Banco do Brasil e parceria da Embrapa, Universidade Federal de Campina Grande, Atecel/PB, Fapesq, DNOCS, Petrobrás, BNDES, Incra e Codevasf.
Cerca de 57 mil pessoas, de sete estados do semiárido brasileiro, são beneficiadas, diretamente. Mais de R$ 7 milhões já foram investidos na construção de 6 unidades demonstrativas. As comunidades beneficiadas são escolhidas de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano e com as indicações pluviométricas do município. Ausência ou dificuldade de acesso às fontes de abastecimento de água potável e altos índices de mortalidade infantil também são considerados.
O Programa tem estruturado 11 Núcleos Estaduais, que capacitam 266 técnicos nos Estados e 218 operadores das localidades. Quase 500 pessoas já receberam a qualificação e repassam as técnicas para as comunidades atendidas. Além das capacitações, o Programa desenvolve pesquisas sobre nutrição animal, piscicultura e cultivo da erva sal visando o aperfeiçoamento e otimização dos sistemas produtivos.
Serviço
Dia de Campo do Programa Água Doce no Estado da Paraíba
Local: Agrupamento Fazenda Mata / Município de Amparo
Dia: 30 de março de 2010