Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Professora denuncia colega por assédio moral e psicológico

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Professora Doutora Magna Maria Macêdo Ferreira, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), denunciou a também professora Vilma Marques Ferreira, do campus de Areia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por assédio moral e psicológico. O fato ocorreu durante a prova de um concurso realizado pela UFPB para o preenchimento de uma vaga de professor na cadeira Fisiologia Vegetal, no Campus de Areia da UFPB.

Vilma fazia parte da banca examinadora responsável pela análise da apresentação da candidata. Magna Maria diz que foi constrangida durante a aula de apresentação, no momento em que se preparava para expor o material que havia preparado. “Foram várias as pessoas que presenciaram esse episódio lamentável, entre elas os outros professores da banca, alguns alunos do curso de pós-graduação, professores do centro e até o candidato rival”, diz Magna, em sua denúncia.

Segundo o relato de Magna, o problema foi gerado depois que ela colocou a foto dos três filhos sobre a mesa, junto com o material que usaria para ministrar sua aula. Vendo aquilo, Vilma teria dito: "Isso aí está parecendo mais uma mandinga".

"Ora, mandinga se refere a uma forma pejorativa de invocar as forças do mal para requerer algum benefício, o que não é o meu caso e, mesmo se fosse, cabe à banca examinadora de um concurso público propiciar um ambiente salutar para que os candidatos desenvolvam suas potencialidades a fim de que sejam julgados com imparcialidade. Quero afirmar que tal fato me deixou muito mal psicologicamente no momento de execução da aula. Senti-me extremamente humilhada e ofendida primeiramente como mãe de três filhos lindos que eu tenho. Depois como candidata. Não parou por aí. Quando terminou a prova didática dirigi-me a algumas pessoas conhecidas. No momento em que eu estava cumprimentando uma professora do centro e mostrando-lhe as fotos dos meus filhos, a professora Vilma Marques Ferreira se aproximou mais uma vez e disse: ‘Professora, ela está com mandinga’", contou Magna Maria.

A professora que denuncia o assédio é natural de Recife, Pernambuco, mudou-se para Campina Grande ainda criança, onde cursou o colegial. Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1993). É mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2001). Ela é especialista em Botânica, com foco em Fisiologia Vegetal. Atualmente, é professora efetiva da Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde reside com o esposo, Gilvan Ferreira, pesquisador da Embrapa, e os três filhos. Magna decidiu se submeter ao concurso da UFPB para retornar à Paraíba, onde quer voltar a desenvolver seus projetos profissionais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa