Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Procuradoria quer identificar instituições educacionais que homenageiam torturadores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Universidades e Institutos Federais de Educação de todo o Brasil deverão informar ao Ministério Público Federal sobre a existência de homenagens concedidas a quaisquer dos 377 autores de graves violações de direitos humanos praticados durante a ditadura no Brasil já identificados no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade.

A solicitação é da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) e foi encaminhada na quinta-feira (5) a mais de cem instituições públicas de ensino superior, nas 27 Unidades da Federação. No ofício, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, pede que os estabelecimentos apontem a existência de títulos honoríficos, nomes de prédios, salas, espaços, ruas, praças ou logradouros dos campi que façam alusão a pessoas responsáveis direta ou indiretamente pela prática de tortura e assassinatos cometidos durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985.

No texto, o órgão do Ministério Público Federal destaca que a medida busca cumprir a obrigação do Estado brasileiro em garantir o direito de conhecer a verdade sobre crimes e outras violações de direitos, bem como meios para a construção e preservação da memória histórica.

Em 2010, em sua sentença ao Brasil no caso Gomes Lund – que trata da Guerrilha do Araguaia –, a Corte Interamericana de Direitos Humanos apontou que a privação ao acesso à verdade dos fatos é uma forma de tratamento cruel e desumano e que o Estado brasileiro é responsável pela violação do direito à liberdade de pensamento e de expressão, pela afetação do direito a buscar e a receber informação, bem como o de conhecer a verdade sobre as violações praticadas durante a ditadura. Ontem, em nova sentença ao Brasil – agora no caso Vladimir Herzog – a Corte IDH voltou a reconhecer o dever do Estado brasileiro pela violação do direito de conhecer a verdade em detrimento da família de Herzog, em referência às circunstâncias de torturas e execução do jornalista.

Saiba mais – Desde 2010, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão conta com um grupo de trabalho sobre o tema Direito à Memória e à Verdade. O colegiado tem como foco a apuração da verdade na justiça de transição, na redescoberta do passado e na adoção de mecanismos capazes de ouvir as vozes das vítimas. Para isso, atua primordialmente no direito à verdade – inclusive localização de restos mortais e acesso às informações mantidas sob sigilo público ou privado –; na responsabilização civil de perpetradores de graves violações aos direitos humanos; na reparação coletiva e imaterial de danos; e na reforma dos aparatos de segurança.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Nova pesquisa aponta Domiciano empatado na liderança pela prefeitura em Bayeux

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende joias e cavalo avaliado em R$ 600 mil

Tacyana Leitão é campeã de rejeição na disputa pela prefeitura de Bayeux

Anteriores

lula presidente desfile 7 setembro 2024 FOTO joedson alves agencia brasil

Desfile de 7 de Setembro, em Brasília, destaca vacinação e homenageia gaúchos

João Azevêdo lança o Paraíba Beach Games com programação de esportes de praia durante o verão

João Azevêdo lança o Paraíba Beach Games com programação de esportes de praia durante o verão

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Motociclista morre atropelado por caminhão ao cair na BR-230, em João Pessoa

estrada FOTO Pixabay

Homem morre atropelado na BR-230, em Cabedelo

desfile 7 setembro joao pessoa 2024 FOTO SemobJP

Desfile cívico-militar de 7 de setembro acontece neste sábado em João Pessoa

aviao voepass FOTO secretaria seguranca sao paulo

Pilotos da Voepass falaram em problema em sistema antigelo, diz Cenipa

Ester Dweck FOTO fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

silvioalmeida

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

torneira-sem-agua

Cagepa deve indenizar consumidor idoso por falta de água por vários dias

Copia-de-Yellow-and-Purple-Modern-Trending-Music-Mix-Youtube-Thumbnail-5

Esposa de Arthur Cunha Lima nega que tenha questionado denúncia de Gabriela