Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Procurador admite convocar Nadja e gera revolta de Alexandre Urquiza

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O procurador jurídico da Assembleia Legislativa, Cecílio Ramalho, confirmou hoje ao Parlamentopb que seu parecer, elaborado a pedido do presidente da Casa, Ricardo Marcelo (PSDB), prevê a convocação de Nadja Palitot (PSL) e de Alexandre Urquiza (PSB) para preencher as vagas geradas pela cassação dos mandatos dos deputados Carlos Batinga (PSC) e Guilherme Almeida (PSC). Segundo explicou Cecílio, seu entendimento se deu depois de um ofício encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, onde ambos os parlamentares foram cassados:

– Nem o acórdão e nem a notificação feita à Assembleia diz quem devem ser os suplentes a serem convocados. Por isso, encaminhei um ofício ao TRE com essa indagação e a resposta textual foi de que deveriam ser chamados para assumir os mandatos os suplentes Nadja Palitot e Alexandre Urquiza. Tenho o documento em mãos.

A confusão sobre o assunto se dá porque Nadja Palitot, adversária ferrenha do presidente estadual do PSB, deixou o partido em outubro do ano passado. Por isso, o advogado da legenda, assim como os suplentes ainda filiados acreditam que as vagas deveriam ser de Alexandre Urquiza e Tonquinho Figueiredo.

Revoltado com o parecer, o suplente Alexandre Urquiza deu uma entrevista ao Paraíba Agora, da 101 FM, e disse que a decisão da Assembleia era "no mínimo, inusitada":

– O TRE fez justiça. A legislação define que o mandato é do partido, então, os mandatos em questão são do PSB e o acórdão publicado remete ao entendimento do TSE de empossar os suplentes filiados ao PSB. Causa estranheza o procurador da Assembleia ter um entendimento contrário a isso e também a ex-vereadora achar isso. Que ela tenha vontade de ser deputada, tudo bem, mas ela sabe que não é mais filiada desde outubro e não faz jus ao mandato, mas quer se privilegiar com uma decisão incorreta.

Urquiza acrescentou que buscou ter conhecimento do inteiro teor do parecer de Cecílio, mas o documento teria sido negado:

– Nosso advogado mandou um funcionário buscar o parecer e a procuradoria disse que não poderia entregar porque o processo estaria correndo em sigilo. Só que, curiosamente, no mesmo momento, uma rádio local estava lendo o parecer. Eu não entendi. O sigilo era só para pegar e não para ler? Alguma coisa está acontecendo que me causa espécie.

Em meio a toda a briga travada para saber quem assume, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo, já anunciou que vai esgotar o prazo de 10 dias, de que dispõe para fazer a convocação. Ele acredita que o período estabelecido em lei, será suficiente para que Carlos Batinga possa ter resposta do recurso encaminhado ao TSE para responder à ação sem deixar o mandato.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue