Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Procon-JP alerta que consumidor tem direito a desconto na fatura quando a internet ‘cair’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A internet costuma cair? Ficou sem rede? A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor alerta que o artigo 46 da Resolução 614/2013 da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) prevê que, na banda larga, a operadora não pode cobrar pela interrupção ou degradação da qualidade do serviço, devendo descontar da assinatura do contrato, o valor proporcional ao número de horas ou fração superior a 30 minutos.

A Resolução 614/2013 da Anatel regula o serviço de comunicação multimídia e, entre outras coisas, prevê a má prestação do serviço. O secretário Helton Renê explica que este tema sempre está presente na linha direta e SAC do Procon-JP. “Nós programamos nossas campanhas educativas e de orientação baseados no que mais ‘pega’ para o consumidor e esse serviço é um deles”.

Ainda segundo a Resolução 614/2013, quando a operadora precisar fazer a interrupção ou degradação do serviço por motivo de manutenção, ampliação da rede ou similares, deve comunicar amplamente aos assinantes que serão afetados, com antecedência mínima de uma semana, devendo ser concedido abatimento na assinatura à razão de um trinta avos por dia ou fração superior a quatro horas.

Desconto na fatura – Helton Renê acrescenta que a Resolução também prevê que o desconto deve ser efetuado na próxima cobrança da fatura em aberto ou outro meio indicado pelo cliente. “A Resolução também regula que qualquer interrupção ou degradação do serviço deve ser comunicada à Anatel, no prazo máximo de 24 horas, com a exposição dos motivos que a provocaram e as ações desenvolvidas para a normalização e a prevenção de novas interrupções”.

Artigo 47 – A resolução 614/2014 diz textualmente em seu artigo 47 que as operadoras devem prestar um serviço adequado na forma prevista na regulamentação, além de apresentar à Anatel, na forma e periodicidade estabelecidas na regulamentação e sempre que regularmente intimada, por meio de sistema interativo disponibilizado pela Agência, todos os dados e informações que lhe sejam solicitados referentes ao serviço, inclusive informações técnico-operacionais e econômico-financeiras, em particular as relativas ao número de assinantes, à área de cobertura e aos valores aferidos pela prestadora em relação aos parâmetros e indicadores de qualidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP