A tradicional Procissão dos Homens, que já acontece há 59 anos na cidade de Patos, conseguiu mais uma vez reunir centenas de participantes na madrugada desta sexta-feira santa (29).
Saindo da igreja de Nossa Senhora da Conceição, o cortejo percorreu várias ruas e avenidas do Centro da cidade, tendo como ponto de chegada a Catedral de Nossa Senhora da Guia.
Durante o percurso, houve momentos para oração e reflexão, nos quais os participantes permaneceram silenciosos e atentos, demonstrando fé e reverenciando a paixão e morte de Jesus Cristo na perspectiva da sua ressurreição.
O evento que já faz parte do calendário religioso da cidade, vem no decorrer deste mais de meio século de existência, promovendo momentos de grande confraternização entre os patoenses que ainda residem em Patos e os conterrâneos que já se deslocaram para morar em outras regiões.
Trajetória contada em imagens e texto
No momento da concentração para o início do cortejo, o Centro de Cultura Amaury de Carvalho abriu as portas para receber os visitantes. A acolhida se deu em virtude de uma exposição fotográfica e o lançamento de um livreto, ambos contando a trajetória histórica da Procissão dos Homens.
“Foi um momento gratificante para todos, onde houve uma reflexão por parte dos que compareceram ao Centro de Cultura, fosse observando as imagens ou lendo o livreto”, conta o secretário de Cultura, José Romildo de Sousa.
A exposição “Procissão dos Homens” é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura, FUNES e movimento Terço dos Homens. Já o livreto foi confeccionado pela Secretaria Executiva de Cultura com apoio da inciativa privada.
A exposição fotográfica “Procissão dos Homens” ficará aberta até dia 5 de abril, no centro de Cultura Amaury de Carvalho, Centro de Patos.