Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Principais tendências para o jornalismo brasileiro em 2023

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ampliar assinaturas digitais, aumentar audiência qualificada, reter/fidelizar espectadores, reinventar-se. Esses são alguns dos desafios do jornalismo em 2023, conforme aponta relatório do Orbis Media Review (https://orbismedia.org/). Com 31 páginas, a publicação foi produzida a partir das respostas de 45 diretores e gestores de veículos nacionais de rádio, TV, revista, jornal e plataformas digitais, coletadas entre novembro e dezembro de 2022. 

Logo na apresentação (assinada por Ana Brambilla, editora do veículo), o documento sugere: “Nunca foi tão importante que o jornalista tivesse visão de produto”. Em suas primeiras linhas, o relatório também nos instiga: o que os próximos meses reservam ao mercado jornalístico brasileiro? Quais direções serão tomadas pelas mentes à frente dos nossos veículos?

Questões referentes à audiência foram citadas por boa parte dos entrevistados para a produção do relatório do Orbis Media. Para Renato Franzini, diretor de Redação do G1, o maior desafio de 2023 será “atrair a atenção daquela parte do público que evita ativamente ler notícias”. 

Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Estadão, Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha de São Paulo, e André Petry, diretor de Redação da Piauí, somam-se à lista dos que veem o público como fator-chave dos negócios. De forma geral, eles apontaram como desafios para este ano, respectivamente: aumento da circulação paga; ampliação da audiência qualificada, que traga circulação paga; e mais assinaturas digitais. Como se diz no popular: falaram igual, mas falaram diferente.

Já Gustavo Maria, diretor de Redação do Esporte da TV Globo, SporTV e Globo Esporte, apontou como desafio para 2023 não apenas fidelizar o público, mas também aproveitar a audiência existente, para fortalecer as plataformas digitais. “A maior oportunidade é aproveitar a nossa força de audiência na TV aberta para fortalecer nossas principais plataformas digitais – tanto em assinatura quanto em receita publicitária”.

Mas se o negócio é faturar bem, atrair e reter a audiência, vídeos ainda têm forte apelo para os veículos. “Não é de hoje que ‘fazer mais conteúdo em vídeo’ soa quase como um mantra em muitas redações”, registra o relatório. O UOL, por exemplo, deve ampliar esforços em 2023 para a produção de vídeos de hard news, programas de entretenimento e documentários. 

Na mesma linha, está a Rolling Stone Brasil, conforme cita o editor Eduardo do Valle. “A concorrência com veículos nativos sociais se apresenta como desafio a se compreender e, portanto, também como oportunidade de negócios – incluindo aqui, a produção, distribuição e monetização de vídeos curtos para redes sociais”. 

Sobre vídeos, importante trazer aqui outro dado essencial da pesquisa que mostra o rumo traçado pelos veículos para este ano: TikTok e YouTube são queridinhos sim, e não apenas na visão dos adolescentes e suas dancinhas. “(…) é justamente o YouTube e o TikTok que aparecem como as redes sociais que mais receberão a atenção dos veículos em 2023”, registra a publicação. 

Enfim, o relatório do Orbis Media Review tem muita informação de relevância para os negócios da comunicação (Parabéns, Ana Brambilla!). Minha sugestão é que você leia o produto com calma, destacando e incorporando à sua realidade o que, de fato, interessa. A propósito: no fim do documento tem 23 provocações/recomendações para os veículos em 2023. Se eu fosse você, dava uma espiada lá agora mesmo!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

micheleeamalia

Deputada Amália Barros, morta neste domingo, “tirou o olho” a pedido de Michelle Bolsonaro na PB

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

e07182fd7b5bb369c559e5df8d741030

Roberto Paulino lança chapa com João Azevêdo e Hugo Mota para Senado

ph1

PH explica motivo pelo qual influenciadora sem calcinha foi expulsa da Casa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

claudiaeregina (1)

Neta de escravizados, filósofa Regina Célia ministra workshop sobre política para paraibanas

ambulancia FOTO Pixabay

Motorista morre após carro capotar na BR-361, em Catingueira

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB divulga 461 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Brasília (DF), 19/04/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia comemorativa do Dia do Exército, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em mensagem do Dia das Mães, Lula se solidariza com vítimas das chuvas

dinheiro_real FOTO Pixabay

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda-feira