Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Primeiro mercado público do Bessa é inaugurado neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Moradores do bairro do Bessa e regiões vizinhas vão comemorar neste sábado, 14, a partir das 10h, a entrega do primeiro mercado público construído para comercialização de alimentos. São 24 quiosques fixos e mais 50 barracas padronizadas para a feira livre de verduras e legumes. O projeto faz parte do complexo de ações realizadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e que tem o objetivo de resgatar os mercados da cidade, gerar economia e oferecer serviços de qualidade à população. Para o Mercado do Bessa, foram investidos R$ 520 mil com recursos próprios do município.

O equipamento foi idealizado nos moldes do novo Mercado Central. Quem for visitar o local poderá contar com o apoio de uma Praça de Alimentação (contendo três lanchonetes), o atendimento e a segurança de um posto policial, duas baterias de banheiros e uma sala destinada para a administração local. Segundo o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Antônio Amaral da Cunha, este é o primeiro mercado público do bairro do Bessa.

“A feira acontecia de maneira irregular dentro da Praça do Caju. Comerciantes e consumidores não tinham como se manter daquela forma e foi pensando nisso que a PMJP investiu e construiu um equipamento que pudesse aliar comodidade e qualidade, atendendo as normas de segurança, higiene e saúde. Certamente isso vai gerar renda, emprego e sustentabilidade”, ressaltou Antônio.

Os boxes, em sua maioria, medem 9 metros e todos os seus proprietários já estão com as chaves nas mãos. O financiamento foi através do Banco do Brasil, por meio do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Todos contam com uma bancada de mármore, tomadas e quadro de energia individual.

Feira Livre nas sextas e sábados – Todas as 50 barracas são padronizas e medem aproximadamente 2 metros e são destinadas ao comércio de produtos típicos de uma feira livre como frutas, verduras, farinhas, temperos e "mangaios". A Feira Livre vai acontecer especificamente às sextas-feiras e sábados, dentro do Mercado do Bessa.

“Estamos implantando este sistema pela primeira vez dentro de um mercado da Capital. Nosso objetivo é expandir para os demais nos próximos meses. Além dos produtos que serão vendidos diariamente nos boxes, o consumidor vai poder escolher e adquirir uma variedade maior de alimentos, mais frescos e com melhor qualidade nutritiva”, acrescentou o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Para as barracas, o comerciante pode financiar pelo programa de microcrédito da PMJP, o Empreender-JP. As bancas de venda de carnes, aves e peixes serão dotadas de refrigeração para evitar a deterioração dos produtos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais